Síntese: Steel Assault - Neo Fusion

Steel Assault

6 de outubro de 2021
Cópia digital da versão de Switch do jogo cedida pela Zenovia Interactive.

O indie Steel Assault é o tipo de jogo que nos faz lembrar que, apesar de toda a complexidade permitida por consoles cada vez mais poderosos, ainda há muito espaço para experiências clássicas como nos anos ’80 e ’90 — mas, naturalmente, um pouco de modernidade é sempre bem-vinda.

Meio Contra, meio Mega Man, meio Castlevania, Steel Assault traz uma estrutura bem familiar a quem jogava no SNES ou em arcades. São apenas três botões de ação — pulo, chicote e zipline — e cinco fases razoavelmente curtas mas desafiadoras. A estética pixel art é elevada pelos filtros CRT que o jogo oferece, dando um aspecto mais autêntico à experiência.

O zipline é o maior diferencial aqui, permitindo que o personagem produza cordas entre plataformas nas direções da bússola e se pendure nelas. Isso é importante tanto para progredir verticalmente nas fases quanto para adicionar mobilidade ao desviar de ataques dos chefões. Já o chicote é bem conservador. Ainda podemos usá-lo em oito direções, o que permite mais dinâmicas do que em Castlevanias clássicos, e existe um power-up elétrico, mas não se aprofunda mais do que isso. De qualquer maneira, é importante usá-lo bem para sobreviver nas batalhas mais difíceis.

As fases são curtas mas já é esperado que você leve algumas tentativas para superá-las. Também são generosas em checkpoints (sem ser excessivo), o que acelera o loop de tentar uma estratégia, fracassar e iterar sobre ela. Os chefes são o ponto alto do jogo. Cada um tem uma variedade de golpes e nem sempre você vai saber como lidar com eles de imediato. Alguns golpes são realmente complexos para evitar e é bem satisfatório quando finalmente conseguimos desviar deles consistentemente — apesar de que a lenta mobilidade do personagem faz com que às vezes seja impossível, dependendo de onde já estamos na tela.

Na dificuldade normal, zerar o jogo em uma sentada é bem fazível, pois são apenas cinco fases. Porém devo admitir que o último chefe, além de ser uma luta longa e desafiadora, foi quase impossível para mim devido a fortes quedas de framerate que experimentei. Não sei se isso é um problema da versão de Switch, algo errado no meu Switch em particular, ou algo intencional do jogo (para nos lembrar das batalhas contra Sigma em Mega Man X?). Alguém jogando no PC pode me dizer, talvez. De qualquer forma, essas quedas afetavam o tempo normal do jogo e várias vezes fez com que um botão que apertei não fosse registrado. Isso acaba sendo letal numa batalha em que cada pulo e cada golpe contam. Acabei tendo que adotar uma estratégia bem defensiva para evitar situações de risco.

Com a exceção desse problema no final do jogo, Steel Assault é um ótimo throwback a jogos de ação-plataforma do início dos anos 1990. Eu gostaria de ver mais fases e mais incrementos às habilidades do personagem, mas de qualquer maneira, é uma boa estreia para o estúdio Zenovia.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm