Análise: Need For Speed Unbound - Neo Fusion
Análise
Need For Speed Unbound
22 de dezembro de 2022
Testamos Need For Speed Unbound a partir da versão de PS5 cedida pela publicadora

Need For Speed Unbound é o novo jogo da popular série de corridas de rua da EA, que na última geração passou por momentos de turbulência e reinvenção. Seus últimos titulos tiveram uma recepção de média para ruim, embora alguns desses como Need For Speed Heat sejam bons jogos. Unbound além de trazer uma nova cara para série, tem a missão de resgatar aqueles que deixaram a franquia de escanteio. Com muito estilo e com um entendimento maior de como recuperar a marca, o novo Need For Speed não só é o melhor dos últimos anos, como também um dos melhores da série.


Desenvolvido em conjunto entre a Criterion e a recente adquirida Codemasters, conhecida pela série Dirt, Need For Speed Unbound retorna às suas raízes e em momento algum nega o seu passado e o DNA que veio de jogos como Underground e o Most Wanted original. No jogo, podemos criar nosso personagem, podendo ser homem ou mulher, personalizando com roupas de marcas de grife, como a Vans e a Puma, por exemplo. Todo o vestuário condiz muito com o clima e a identidade urbana que o jogo adota. Depois de criar seu personagem, você é jogado na cidade de Lakeshore, vagamente inspirada na cidade de Chicago, que provavelmente foi usada como referência para o game, assim como Miami foi para Heat. Nessa cidade fictícia você adota o papel de um corredor de ruas que trabalha  na oficina de uma das lendas do cenário em Lakeshore, o ex-piloto e mecânico Rydell. Ao lado de sua amiga Yaz, você é incentivado a montar um carro para participar dos eventos de corridas clandestinas da cidade.

Em pouco tempo de jogo, Yaz trai você e Rydell, deixando a oficina limpa, levando seu carro e se unindo a um grupo influente de corredores da cidade. O jogo começa pra valer quando quando Tess, uma garota que procura um piloto promissor te conhece e resolve investir em você e na oficina de Rydell, com o intuito de criar uma lenda na cidade e de quebra, ajudar na vingança contra Yaz. A trama do jogo é bem simples e na maior parte do tempo serve como desculpas pra campanha prosseguir. Não espere nada de espetacular, mas os personagens tem carisma e dialogos divertidos, indo de referências a série de filmes Velozes e Furiosos, até um papo sobre o anime Initial D. Algo que mostra literalmente de onde os desenvolvedores retiraram suas maiores influências para construção de Unbound.


Need for Speed Unbound: novo estilo, modos de jogo conhecidos

Um dos maiores acertos do jogo foi trazer gráficos cel shading para os personagens e os efeitos dos carros. Embora a cidade e os veículos ainda sejam realistas e construidos no motor Frostbite da EA, os personagens tem um design que claramente foi inspirado em animes. Pode parecer esquisito olhando de fora, mas essa mistura deu muito certo, dando uma identidade própria ao jogo, que possui uma direção de arte incrivelmente boa, talvez uma das melhores do ano. Unbound é um jogo lindo em todos os seus aspectos, principalmente quando brinca com os filtros de efeitos ao fazer uma curva fechada, usar o nitro ou pular de uma rampa gigante. É tudo bem estiloso e certamente equilibra bem sua linguagem visual, que vai agradar tanto veteranos quanto os mais jovens que forem dar uma chance ao jogo.


Em termos de estrutura ele funciona muito parecido como qualquer outro jogo da série com uma proposta de mundo aberto. Você tem eventos diurnos que dão menos dinheiro em recompensa por possuir menos riscos e noturnos que dão mais dinheiro e trazem mais desafios, como rivais mais perigosos e uma atuação mais truculenta da polícia, que pode começar uma perseguição no meio das corridas ou só enquanto você passeia pelo mapa.

Há várias modalidades de corridas e ainda de trabalhos que você pode fazer quanto a funcionário de Rydell, podendo buscar pessoas que precisam de um motorista discreto ou fazer a entrega de um carro em um determinado lugar com uma recompensa que pode ser maior caso você leve menos tempo. Tudo isso te dá não só dinheiro que é usado para melhorar seu carro, comprar novos,usar para se inscrever nas corridas ou apostas paralelas com rivais. Mas também acesso a esconderijos pela cidade caso necessite depois de uma perseguição com a polícia. Se você é um saudosista da era Underground que fez sucesso no PS2 por aqui, esse jogo tem tudo que você precisa e mais um pouco.


O número  de carros é grande, mesmo que não tenha a mesma variedade de um Gran Turismo ou Forza, o que é totalmente compreensível, além das inúmeras opções de personalização dos carros, podendo mexer em literalmente quase tudo e até tendo a opção de construir seus próprios adesivos ou baixar os feitos pela comunidade. É bem possível passar horas nesse modo, dadas as muitas opções disponíveis.

Quando a EA comprou a Codemasters fosse de imaginar que em alguma hora eles iriam contribuir com a série Need For Speed, devido ao tamanho da marca e a fase ruim do qual ela passava. Tendo um estúdio referência no gênero de corrida sob seu guarda chuva, uma hora isso iria acontecer. Mesmo só auxiliando no projeto, o dedo do estúdio é visto na melhora da dirigibilidade em relação ao anterior, que já era boa, porém ficou melhor ainda em Unbound.


Infelizmente, mesmo tendo um mar de acertos, o novo Need For Speed tem problemas. A começar pela escala de dificuldade que é bem mal balanceada. Ou temos um jogo fácil demais ou difícil, mesmo na opção normal. Isso se dá pelo fato de que você tem um número de tentativas determinadas para tentar repetir as corridas e atividades, que caso você zere no dia, só pode voltar a fazer no outro. A questão e que no modo normal são apenas quatro tentativas e no início as corridas são relativamente complicadas, já que o dinheiro não é muito para melhorar seu carro e os adversários têm máquinas melhores. O que pode ser um pouco frustrante para algumas pessoas.

Outro problema é a falta de um modo para dois jogadores locais, fazendo com que disputas com amigos só possam ser feitas online, obrigando todos a terem o jogo. Mas e se for só uma jogatina de fim de semana entre amigos e familiares em algum encontro ou festinha? Como fica? Nem todo mundo tem interesse em adquirir o jogo e tirar essa opção tira do jogador mais uma forma de se divertir.


Need For Speed Unbound é o que a série precisava e um grande acerto da EA em anos. Infelizmente disponível só para geração atual de consoles e Pcs, era um jogo que poderia muito bem ter saído aos antigos PlayStation 4 e Xbox One, o que até ajudaria nas vendas. Mas mesmo que isso não tenha acontecido, seus méritos são grandes e ofuscam seus defeitos, por mais que existam. É uma excelente opção para aqueles que gostam de jogos do gênero e preferem uma proposta mais Arcade e descompromissada.

Need For Speed Unbound É o renascimento da série e um caminho rumo a glória do passado. Com uma campanha coerente e divertida, mesmo que possa acabar sendo frustrante para jogadores que desejam jogar em dificuldades mais altas, o jogo não deixa de oferecer conteúdo o suficiente e de boa qualidade para fãs veteranos da série e novatos que buscam um bom jogo de corrida arcade. Ainda que sua estrutura seja parecida com os anteriores, as escolhas visuais e temáticas fazem desse o melhor NFS em anos e certamente um dos melhores da série.

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Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

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[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm