Lista: Lançamentos Janeiro de 2023 - Neo Fusion
Lista
Lançamentos
Janeiro de 2023
4 de janeiro de 2023

Ano novo chegou e com ele o primeiro mês vai aquecendo os motores dos videogames. Temos remake, relançamento, algumas possíveis bombas, papo de blockchain, indies aqui e acolá, série de The Last of Us, animação de NieR: Automata, ainda algumas premiações de 2022, ou seja, a nossa querida idústria dos jogos está daquele jeitão de sempre, com sua pior e melhor face já escancaradas. De qualquer forma, tem um bom punhado de coisas saindo, e é sempre bom ter informação do que está chegando e do que se trata exatamente.

Children of Silentown

Chegando no dia 11 de Janeiro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch, o simpático título já foi analisado aqui no site. A Kate jogou e contou que Children of Silentown “traz uma história contagiante de mistério em um mundo com ar sombrio e que não se limita em apenas contar uma história, mas também justifica o uso de puzzles de maneira inteligente e fluída.”

Lone Ruin

Já no dia 12 de Janeiro é a vez deste roguelike de tiro usando os dois analógicos chegar para PC e Nintendo Switch.

Vengeful Guardian: Moonrider

A Joymasher chega com seu novo petardo retrô também no dia 12 de Janeiro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch. Dessa vez temos um título de combate inspirado nos jogos de ninjas (cibernéticos ou não) dos 16 bits, além de tokusatsus, entre outras referências. Não tem erro não, pode ir que é diversão!

One Piece Odyssey

Quem não gosta do bando do chapéu de palha bom sujeito não é! A nova aventura do pirata que estica é um JRPG por turnos com belo visual e promessa de sistema de batalha engajante envolvendo toda a turma em uma ilha com conexões com as memórias de eventos centrais da animação de mais de 1000 episódios. Chega no dia 13 de Janeiro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series.

Farlanders

Já dia 17 de Janeiro chega ao PC (via Steam) este construtor de colônia em Marte.

A Space for the Unbound

Este simpático jogo de “pedacinhos de vida” ambientando no interior da Indonésia dos anos 1990 chega para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch em 19 de Janeiro. Com pixel art e direção visual bem bonitinhos, o título promete trazer uma história emocionante sobre a vida de dois estudantes.

Colossal Cave

O clássico jogo em texto Colossal Cave Adventure, de 1976, é tão lendário que é por conta dele que convencionou-se chamar de adventures títulos em que se relaciona com a trama e se progride a partir do uso de objetos em determinados locais ou personagens. Era tudo em texto, e com o tempo a coisa foi seguindo outro caminho culminando em jogos que hoje conhecemos mais como point-and-click por terem inclusive adicionado imagem e tudo mais. De qualquer forma, o título está sendo reimaginado com o toque da também lendária Roberta Williams e chega no dia 19 de Janeiro para PC, PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch e o Meta Quest 2.

Fire Emblem Engage

Com um dos nomes de jogo mais feios dos tempos recentes, Engage chega no dia 20 de Janeiro para Nintendo Switch e vem forte nos ombros do grande sucesso Three Houses. Para os fãs do estilo tático de JRPG com simulador social não tem muito erro, esse aqui é sucesso garantido também.

Candle Knight

Também no dia 20 de Janeiro, porém publicado para o PC, Candle Knight é um jogo de ação e aventura em ambiente 2.5D.

Forspoken

Com um dos nomes de jogos mais bonitos dos tempos recentes, Forspoken provavelmente só terá de bom o nome mesmo. Espero estar equivocado, mas a demonstração foi bem preocupante. De qualquer forma, o novo jogo da Square Enix chega no dia 24 de Janeiro para PC e PS5.

Warlander

Outro do 24 de Janeiro, este título de invadir ou defender um castelo chegará para PC, Xbox One, Xbox Series, PS4 e PS5.

Oddballers

No dia 26 de Janeiro chega o título doidinho de queimada para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch (e aparentemente também Amazon Luna).

Dead Space

O remake do clássico de 2008 chegará no dia 27 de Janeiro para PC, PS5 e Xbox Series. O jogo é um survival horror ambientado em uma estação espacial que aparentemente vai se valer bem de mais processamento e uma repaginada visual.

SEASON: A Letter to the Future

Este chamou a atenção em eventos por ser bonitérrimo. O título chega no dia 31 de Janeiro para PC, PS4 e PS5.

Inkulinati

Chegando em acesso antecipado para PC, Xbox One e Xbox Series (Game Pass) também em 31 de Janeiro, este jogo de estratégia e combate com arte bacaninha pode ser uma boa pedida para fechar o mês.

Relançamentos

Na seara dos relançamentos temos 300 horas de simulação de vida adolescente com Persona 3 Portable e Persona 4 Golden chegando PC, PS4 (e PS5 via versão), Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch no dia 19 de Janeiro. Já no dia 20 de Janeiro, o grandioso Monster Hunter Rise chega PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series. Chegando diretamente do Apple Arcade, Atone: Heart of the Elder Tree aportará no PC, PS4 e Nintendo Switch no dia 27 de Janeiro. No dia 31 de Janeiro, o lendário Age of Empires II chega com sua definitive edition para Xbox One e Xbox Series.

The Last of Us

A adaptação do também clássico The Last of Us (2013) chegará a partir do dia 15 de Janeiro no horário nobre dos domingos da HBO Max. O showrunner andou falando umas groselhas, mas parece que a galera tá empenhada em levar a trama para um novo público e a HBO tem um padrão bacana de qualidade, então resta aguardar para ver.

NieR: Automata Ver1.1a

A adaptação do Automata para um animação é algo meio esquisito. Bem, o Yoko Taro curte fazer outros tipos de apresentação (naturalmente canônicos) e ele está envolvido na série, então resta ver também. Fico curioso para descobrir como um jogo que é basicamente “videogames: o game” será traduzido para outra coisa. Descobriremos a partir do dia 7 de Janeiro, disponível na Crunhcyroll.

Leia também

Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

[…] mas também foi possível prestigiar títulos à parte dos cartunescos, como, por exemplo, o novo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, que resgatou a alma de um dos jogos de esporte mais icônicos de sua geração. Embora a origem […]

[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm