Análise: Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon - Neo Fusion
Análise
Pokémon
Ultra Sun & Ultra Moon
27 de novembro de 2017
Revisão e edição por Renan Greca.

Pokémon Ultra Sun e Pokémon Ultra Moon foram lançados no dia 17 de novembro de 2017, um pouco mais de um ano após o lançamento de Pokémon Sun e Moon. Porém, enquanto alguns jogadores podem esperar uma continuação direta dos jogos do ano passado, como foi com Pokémon Black 2 e White 2, as versões Ultra tratam-se de uma história alternativa de seus antecessores, o que foi deixado claro pela campanha de marketing.

Voltar a Alola é, de certa forma, um exercício à nossa memória, trazendo lembranças dos melhores e piores momentos da sétima geração da franquia. A promessa de uma experiência superior só começa a ser cumprida a partir da terceira ilha; até então, as mudanças são sutis. Alguns personagens são adicionados e alguns Pokémon antigos aparecem na Pokédex, mas as maiores mudanças só aparecem perto e depois do final da campanha.

Entre as mudanças e melhorias, devemos destacar a Rotom Dex, que recebeu a função Roto Loto e agora pode fornecer melhorias  durante as batalhas, como recuperação de HP e boost de experiência. São habilidades bem úteis que lembram os O-Powers das versões X, Y, Omega Ruby e Alpha Sapphire. Porém, a Rotom Dex ficou mais chata, pois tenta interagir com o jogador a todo momento, ainda mais do que em Sun e Moon.

Os ginásios continuam ausentes, com a exceção do Kantonian Gym em Malie City, que imita o ginásio de Lt. Surge nas gerações 1 e 2 (mas sem o puzzle) e pode ser desafiado diariamente. Os trials retornam nestas versões com poucas mudanças. Sinto que a Game Freak poderia ter adicionado quebra-cabeças e desafios mais elaborados, para dar uma sensação de importância mais palpável. No fim, ainda temos que derrotar o Totem Pokémon, que funciona como chefe do trial. Apesar da intenção de se afastar dos ginásios, não ficou tão diferente e dá a impressão de que havia mais a ser feito com essa ideia.

A caça às Zygarde Cells/Cores está de fora, dando espaço a uma caça a adesivos. Ao entregar esses adesivos ao Professor Samson Oak, ele presenteia o jogador com Totem Pokémon (os chefes dos trials). O Poké Ride também sofreu modificações, incluindo surfar com o Mantine em um mini game bacana e poder viajar nos Ultra Wormholes com o Ultra Warp Ride. É bacana conhecer as dimensões únicas de cada Ultra Beast, mas é triste que outros lendários não tiveram o mesmo capricho. Falando nelas, há três novas Ultra Beasts no jogo (ou quatro, considerando que uma pode evoluir). Esse aumento no número de monstrinhos à Pokédex é realmente algo inédito em jogos da mesma geração. Também há novas formas de Pokémon existentes e novos Z-Moves, mas nenhuma nova Alolan Form de Pokémon das gerações passadas.

Outra mudança importante é nas SOS Battles, um aspecto bastante criticado do jogo original por ser chato e frustrante. Em Ultra Sun e Ultra Moon, Pokémon selvagens só chamam ajuda uma vez por batalha, a não ser que o jogador use o item Adrenaline Orb. O modo fotografia recebeu a opção de fazer poses com seus Pokémon, que pode ser interessante mas é algo bem opcional.

Já o Festival Plaza continua sendo o ponto de encontro online dos treinadores no jogo (para a tristeza de muitos), e inclui a adição do Battle Agency, onde podemos “alugar” Pokémon para batalhas, similar à Battle Factory de Hoenn e Sinnoh. A diferença é que você deve escolher um Pokémon e outros dois jogadores, recrutados conforme suas interações no Plaza, escolhem outros, então quanto melhor forem suas interações, melhores são suas opções de Pokémon.

O post game mantém a Battle Tree, que não sofreu mudanças além da adição da Lillie, mas há a inclusão de um novo trecho de história no qual enfrentamos a nova Equipe Rocket com os principais vilões de cada geração. Cada vilão tem suas motivações originais exploradas novamente, pois pertencem a uma realidade na qual os protagonistas de cada jogo não impediram seus planos maléficos. É uma parte curta do jogo, porém bem divertida e nostálgica para os jogadores de longa data. Apesar disso, o post game ainda parece fraco quando comparado aos de outros jogos da série.

Há uma certa melhoria e mais polimento no visual do jogo, mas alguns problemas permanecem. Nas batalhas um contra um, o desempenho do jogo é estável, mas, quando há mais de dois Pokémon na tela, a queda na taxa de quadros é notável. Isso sem contar que o uso da funcionalidade 3D continua pífio. Pelo menos, o mapa de Alola é bastante agradável, sem áreas forçadas, e os menus do jogo também foram aprimorados. A trilha sonora continua excelente, com adições de novos remixes.

Pokémon Ultra Sun e Pokémon Ultra Moon são as versões definitivas de Pokémon para o 3DS. Porém, quem já jogou Sun ou Moon pode se sentir enganado pelo fato dos novos jogos serem apenas aprimoramentos dos anteriores (algo que não acontece desde Pokémon Platinum em 2009). O preço continua sendo de um lançamento (ou podemos dizer que a Game Freak nos vendeu um protótipo jogo por preço integral ano passado?), que deixa de fazer sentido quando consideramos que essas adições e melhorias poderiam ter sido lançadas como atualizações de DLCs para Sun e Moon. Eu recomendo Ultra Sun e Ultra Moon para os jogadores que ainda não exploraram Alola e para os jogadores competitivos (pois muitos Pokémon receberam novos golpes). Se você não liga para o competitivo, quer apenas aproveitar a história do jogo e já jogou Sun ou Moon, estas novas versões provavelmente não são o melhor uso do seu tempo e dinheiro.

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Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

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Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm