Síntese: Buildings Have Feelings Too! - Neo Fusion

Buildings Have Feelings Too!

4 de maio de 2021
Cópia digital da versão de PC cedida pela Merge Games.

Um dos gêneros que cativa boa parcela dos gamers de todas as idades, jogos de gerenciamento de cidade vêm sendo construídos e explorados sob diferentes óticas. Algumas mais detalhadas do que outras, porém mantendo o mais importante: a sua essência. Buildings Have Feelings Too! é um novo título que sugere uma visão distinta do que estamos acostumados a acompanhar.

Buildings Have Feelings Too!

Em sua premissa, o jogador é apresentado a uma cidade viva. Cada prédio, com sua designação — de moradia à indústria — possui seus sentimentos aflorados e expressa suas necessidades para o “personagem” que controlamos, que também é um prédio. Aos poucos, entendemos que a missão é criar laços entre as construções e criar, de fato, uma vila harmoniosa e coesa.

Diferentemente de outros simuladores, nossa visão neste jogo é linear 2D. Ou seja, não é possível visualizar a cidade inteira como um todo, mas isso não chega a ser um impedimento justamente por conta do design cartunesco. Assim, temos como ambiente de criação (e imaginação) apenas a grande rua que contempla nossa visão. Como ideia, o jogo inova em sair do comum e já conhecido método replicado em outros lançamentos, adicionando até elementos de puzzle. Porém, seu ponto fraco está na execução, que é monótona e até genérica em certo ponto.

Buildings Have Feelings Too!

No papel do “prédio principal” — vamos chamá-lo assim —, é possível construir, demolir, aprimorar e realocar nossas obras. Elas pedem por demandas específicas e concedem ouro quando o trabalho é concluído com sucesso. O problema começa quando a gameplay se resume apenas a isto. Embora o jogo apresente tipos diferentes de prédios e outros mapas para dar vida a novas propriedades, a experiência se torna tediosa e cai na mesmice a longo prazo. 

Além das missões principais e secundárias, existem seções do jogo em que podemos desbloquear novas funções para os futuros prédios que construirmos. Começamos com uma simples construção de moradia de aluguel, loja de conveniência e podemos chegar até o cinema, salão de cabeleireiro e banco. Mesmo assim, novamente, o jogo parece não encontrar uma maneira mais prática de tornar todo o processo mais divertido. É como se, no fim das contas, os prédios cheios de sentimentos não despertassem nenhum deles para o jogador.

Buildings Have Feelings Too!

Apesar de não entregar a melhor representação de seu conceito, Buildings Have Feelings Too! está longe de ser a pior experiência que um jogador possa ter com algo desse gênero. Mas é bem mais provável que os entusiastas de longa data se deem melhor com esse lançamento do que aqueles sem nenhuma familiaridade com esse tipo de jogo, ainda que ele ganhe pontos por sua premissa interessante. Isso é algo importante de ser pontuado.

Buildings Have Feelings Too! está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm