Síntese: Carros 3: Correndo para Vencer - Neo Fusion

Carros 3: Correndo para Vencer

1 de dezembro de 2021

As promoções de Black Friday no Nintendo Switch este ano me proporcionaram a oportunidade de comprar alguns jogos que eu tinha curiosidade de experimentar. Além de títulos que eu já havia zerado em outras plataformas (como Hades, Cuphead e Telling Lies), aproveitei para finalmente adquirir Need for Speed Hot Pursuit Remastered e Persona 5 Strikers. Correndo os olhos pela Nintendo eShop nacional, outro jogo irrecusavelmente barato chamou a minha atenção e me fez gastar minhas “moedinhas” da plataforma mais uma vez.

Lançado para acompanhar o filme de mesmo nome em junho de 2017, Carros 3: Correndo para Vencer é um jogo de corrida licenciado desenvolvido pela Avalanche Software e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment. Curiosamente, mesmo tendo sido lançado após a chegada do Switch, PS4 e Xbox One ao mercado, o jogo recebeu versões para Xbox 360, PS3 e Wii U — além de contar com localização de voz e textos em português brasileiro.

Diferente de Cars, título de 2006 com o qual tive contato na era PS2, a terceira entrada da franquia não segue uma campanha focada em narrativa, apelando apenas para atividades e desafios tanto para jogar sozinho quanto para dividir a tela. Entre os modos de jogo, é possível correr pela melhor colocação, disputar com itens/trapaças, desafiar oponentes por meio de manobras/saltos, abater a maior quantidade de inimigos, competir pelo melhor tempo de volta em cada pista e até tentar a sorte em um duelo contra grandes nomes do automobilismo da franquia.

Para garantir certo senso de progressão, o jogo nos apresenta à Galeria da Fama, um compilado de 136 objetivos dos mais diversos estilos para serem cumpridos durante as corridas. Descrevendo o que deve ser feito para podermos obter cada selo, o quadro — que pode ser acessado rapidamente pelo menu de pausa durante uma partida — propõe metas tanto cumulativas quanto pontuais, recompensando nossos esforços com novos personagens, pistas e desafios especiais.

A essa altura do texto, devo informar o que você provavelmente já deve ter se perguntado: o jogo não é tão semelhante aos jogos da franquia Mario Kart quanto pode parecer. Para falar a verdade, sinto que ele está bem mais para a linha de Crash Team Racing Nitro-Fueled. Enquanto a franquia da Nintendo tem um pé na imprevisibilidade e na sorte, Carros 3 é mais sobre internalizar os comandos (que não são poucos) e aplicá-los exaustivamente para se sobressair frente aos outros competidores. É um jogo bastante desafiador até na dificuldade menos punitiva.

Do ponto de vista técnico, o jogo tem uma estabilidade de framerate aceitável no Nintendo Switch, porém a resolulçao das texturas incomoda um pouco (pelo menos na versão em questão). Quando o assunto é multiplayer, não tive a oportunidade de conferir pessoalmente esse modo por estar constantemente viajando a trabalho, mas imagino pelos relatos na internet que esse deva sofrer alguns “engasgos” por conta do processamento simultâneo de informações.

No fim das contas, Carros 3: Correndo para Vencer é um jogo divertido que traz uma variedade considerável de tipos de gameplay para o gênero de corrida, mas acaba pecando pela falta de opções de customização. Seus desafios e pistas exigem certo grau de familiaridade com os controles — o que pode acabar afastando jogadores e jogadoras menos experientes. Recomendo aguardar uma promoção imperdível (no caso, 85% de desconto) da mesma forma que eu fiz se tiver interesse em correr ao lado de Relâmpago McQueen e sua turma.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm