Síntese: Cult of the Lamb - Neo Fusion

Cult of the Lamb

17 de agosto de 2022
Cópia digital da versão de PC do jogo cedida pela Devolver Digital.

Quem me acompanha nas redes sociais há algum tempo, provavelmente conhece dois jogos que eu fui extremamente viciada: Stardew Valley e Hades. Eu amo jogos de fazendinha, amo jogos roguelike e, é claro, amo jogos bonitinhos.

Quando vi Cult of the Lamb ser anunciado, eu acompanhei fervorosamente todos os trailers, previews e informações porque ele junta as três coisas que eu mais gosto em jogos. Ou seja, a expectativa para esse lançamento de Devolver Digital estava gigantesca — e isso normalmente é um problema. Mas o jogo atendeu todas as minhas expectativas!

Em Cult of the Lamb, jogamos com um fofo cordeirinho que, após ser sacrificado, é ressuscitado pelo prisioneiro chamado Aquele Que Espera e, como forma de agradecimento, vai lutar contra as entidades que o aprisionaram para que possa libertar seu salvador. Nosso objetivo aqui é conseguir juntar seguidores o suficiente para liberar os caminhos a essas entidades, nos fortalecer e construir um culto que seja forte o suficiente para cumprirmos nosso objetivo final.

Nossa jornada é feita através de cruzadas onde conseguimos coletar recursos e seguidores para nosso culto além de matar os chefes para liberar Aquele Que Espera. Apesar de mencionar que eu amo Hades e jogos roguelike, é injusto comparar Cult of the Lamb com esses títulos. Aqui, as cruzadas possuem sempre o mesmo tamanho (4 fases que duram em torno de 10 minutos no total), acabando em um chefe que precisa ser derrotado e, ao final de cada uma, voltamos ao culto com os novos recursos ou seguidores. Logo, aquele desafio de tentar ir sempre mais longe — característico de roguelikes — não está presente aqui.

Porém não devemos achar que isso tira a graça do jogo, muito pelo contrário. As runs serem rápidas nos ajudam a voltar logo ao nosso culto, que precisa de um grupo de cuidados específicos para dar certo. Além de libertar nosso salvador, precisamos construir um culto de sucesso. Essa tarefa envolve recrutar seguidores, construir alojamentos, alocar os trabalhos de cada um e manter todos limpos e alimentados. Os seguidores são essenciais para que tenhamos Fé, que nos torna mais forte no jogo.

Esse lado “fazendinha” de Cult of the Lamb me agradou muito. É necessário todo um gerenciamento de tarefas para aumentar a lealdade de seus seguidores, obter Fé e Devoção para melhorar o culto e o Cordeiro e conseguir passar para as próximas cruzadas, progredindo assim no jogo. Executar sermões, rituais e definir doutrinas — tudo contribui para a dinâmica de seu culto. Além disso, temos diferentes lugares que podemos frequentar no mapa que nos ajudam a melhorar nosso personagem — como por exemplo jogar um jogo de dados com NPCs ou pescar para conseguir alimentos melhores para nossos seguidores.

A curva de dificuldade das cruzadas é bem desafiadora, de uma para outra já vemos um aumento bem grande, com inimigos e dinamicas novas em cada uma delas. O jogo permite que escolhemos o grau de dificuldade e podemos alterá-lo a qualquer momento.

No final, fui surpreendida de todas as maneiras, mesmo que minhas expectativas tivessem sido bem altas. A tradução do jogo está maravilhosa, o gráfico é incrivelmente fofo e toda a jogabilidade foi construída de forma que faz com que o jogador tenha muita dificuldade de parar de jogar. Para o review, joguei pelo computador, mas o considero como um dos “jogos perfeitos para o Nintendo Switch” (categoria criada por mim mesma). Recomendo Cult of the Lamb para qualquer um que goste de roguelike, jogos de fazendinhas ou jogos fofinhos.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm