Síntese: Fantasy Life i: The Girl Who Steals the Time - Neo Fusion

Fantasy Life i: The Girl Who Steals the Time

31 de maio de 2025

Após longos 13 anos de espera de seu antecessor Fantasy Life do 3DS, Fantasy Life i: The Girl Who Steals the Time, chega para abrilhantar e compensar todo esse tempo, trazendo mecânicas melhoradas, sem deixar de lado toda a sua essência e diversão.

A propósito do que se trata Fantasy Life?

A história do jogo é simples e segue o básico de contos fantásticos, um mundo de fantasia, assim como o próprio nome do jogo nos diz, portanto o destaque do jogo fica a cargo das mecânicas viciantes de montagem, combinações e cumprir missões para as pessoas desse mundo.

O jogador poderá alternar entre diversas funções como: artesão, costureiro, cozinheiro, ferreiro, alquimista, caçador, paladino, artista, dentre algumas outras. E o ponto interessante de tudo isso é que algumas funções de criação, como por exemplo cozinheiro, será crucial na criação de pratos que irá beneficiar o jogador com boosts durante batalhas, assim como ser um bom ferreiro pode fazer com que o jogador forje uma boa armadura para suas lutas durante as explorações ou enfrentamentos contra monstros mais fortes.

E cada uma dessas funções o jogador detém de níveis, que funcionam de maneira escalonada na forja ou produção de algum item, por exemplo ser ferreiro de nível acima de 10 fará com que o jogador forje armaduras de melhor qualidade e níveis maiores, ou seja, é importante saber um pouco de cada, porém não é nada obrigatório, uma vez que é possível também adquirir itens de vendedores, mas posso assegurar que a diversão em Fantasy Lifei: The Girl Who Steals the Time, está em subir cada vez mais de níveis para explorar uma maior gama de receitas que irão surgir.

E o mais divertido disso tudo é que durante a produção de algum item, é necessário passar por um mini game de combinação de botões, nada complexo ou rebuscado, tudo bem simples, a única demanda aqui é que essa combinação de botões tem um tempo específico para acontecer, quanto mais rápido acertar a sequência melhor será a qualidade daquele item produzido.

Em seu jogo anterior no 3ds, para trocar de profissão era necessário ir até a guilda e realizar essa troca, porém em Fantasy Life i: The Girl Who Steals the Time, essa troca é feita apenas acessando o menu de pausa e escolher, uma qualidade de vida gigantesca, além de que, em qualquer bancada de craft é possível realizar qualquer tipo de produção, não sendo mais necessário ir até a bancada da guilda especifica, por exemplo, se o jogador quer forjar uma espada, não precisa ir até a guilda do ferreiro para isso, é possível realizar essa ação em qualquer bancada de craft.

No jogo também é possível escolher seus companheiros de acordo com suas funções também, é possível manter três companheiros no grupo, que são de grande ajuda nos piores momentos de batalha, inclusive as batalhas não são difíceis, uma combinação de bater e esquivar é essencial e básica para transpor qualquer barreira que surgir durante a jogatina.

Outra novidade é a possibilidade de moldar, construir e criar sua base, que fica localizada em uma ilha, sendo algo bem semelhante à Animal Crossing, porém com uma proposta totalmente dinâmica e diferente, sendo até mesmo muito mais divertida, encontrar moradores para sua base será de grande valia para ajudar nas tarefas e até mesmo ir com o jogador para batalhas e explorações.

Fatansy Life i: The Girl Who Steals the Time, é um belo acerto nesse segmento de jogos de exploração, criação e aventura, sem exigir muito do jogador que busca um jogo mais acolhedor e viciante, mesmo tendo mecânicas simples.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm