Síntese: I Did Not Buy This Ticket - Neo Fusion

I Did Not Buy This Ticket

21 de abril de 2023

O ofício das carpideiras é antiquíssimo na mesma medida em que é razoavelmente estranho para gerações mais recentes; uma mulher sem conexão alguma com o defunto recebe dinheiro para chorar copiosamente e se portar de forma efusiva perante o caixão. Fosse para enaltecer o status do morto, para chorar pois os homens da família não o fariam, ou para ser a fagulha de um choro coletivo, tal atividade encontrou representações em obras ao redor do mundo e aqui também no Brasil.

I Did Not Buy This Ticket, Visual Novel desenvolvida por Tiago Rech com arte de Lirio Ninotchka, conta a história de Candelária, uma mulher que age como carpideira em parte do seu tempo livre, durante um período no qual as reflexões advindas dessa atividade se confundem com os dilemas do passado da protagonista a partir de encontros surreais no ônibus da linha Eigengrau.

I Did Not Buy This Ticket

O título funciona de forma convencional em uma Visual Novel, vamos interagindo com o texto e com a construção imagética do jogo, realizando uma escolha aqui e acolá (as vezes escolhendo opções únicas) até chegarmos em um dos finais possíveis para o dilema de Candelária. Existe um sisteminha de qual personagem você encontrará em alguns dias dependendo de qual parte do busão resolve sentar, trazendo alguma variação para quem resolver jogar novamente em busca de desfechos distintos.

De qualquer forma, é possível salvar e voltar rapidamente, então caso a ideia seja ir tateando as ramificações, todo o processo é bem rápido aqui. O jogo brasileiro está disponível em português e em alguns idiomas, como o inglês e o chinês simplificado. Joguei em português e em inglês e achei o texto condizente com a proposta.

A arte de I Did Not Buy This Ticket é seu ponto de maior destaque, com algumas composições de ambiente e de personagem bem interessantes. Existem algumas boas revelações e alterações de personagens, enfatizando o caminho do enredo do mundando para o surreal, enquanto há uma tentativa de construção de terror psicológico.

I Did Not Buy This Ticket

Ao entrar em contato com velórios e a morte de desconhecidos, Candelária orbita um espaço perigoso para ela: das lembranças de velórios e mortes de pessoas próximas. Disso o jogo passeia pelo ressentimento e a culpa, bem como pela forma como colocamos as emoções para fora. A protagonista ao participar dos eventos do fim da vida de outras pessoas como forma de fuga, acaba sendo puxada para as suas próprias memórias e questões pessoais atuais. Daí que os tiquetes para a linha Eigengrau, os quais ela nunca compra, surgem. A relação com algo concreto ligado a morte invariavelmente traz a morte enquanto processo pessoal de volta, por mais que a ideia fosse de escapismo e comforto.

Dessa forma, I Did Not Buy This Ticket faz o mesmo com quem joga. Ao nos aproximarmos primeiro dos velórios, e depois do arco de Candelária, faz-se cada vez mais presente a reflexão e rememoração do luto, ressentimento, mágoa e culpa em nossas jornadas.

I Did Not Buy This Ticket

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm