Síntese: Impaler - Neo Fusion

Impaler

6 de dezembro de 2022
Impaler foi analisado no PC a partir de um cópia digital cedida pela publicadora Retrovibe

Desenvolvido pela Apptivus, Impaler é um jogo que combina diversas tendências bastante fortes entre títulos independentes para PC lançados recentemente. Por um lado, ele é uma espécie de roguelike com elementos de progressão constante, enquanto por outro o game é um shooter com visual retro e foco total na ação.

Uma partida no jogo começa escolhendo a arma que você vai usar (somente há uma disponível no início), o que o leva a uma arena fechada que lembra uma igreja. A partir desse ponto, monstros começam a aparecer em diferentes ondas e devem ser derrotados em troca de moedas de ouro (e alguns eventuais recursos de vida).

Ao final de uma rodada, você ganha alguns momentos para respirar e, eventualmente, pode escolher um upgrade temporário — mais vida, menos tempo de aquecimento das armas ou outros efeitos especiais. Esse ciclo se repete a cada rodada, que é marcada pelo surgimento de inimigos mais variados, difíceis e em maior quantidade. Quanto mais você conseguir sobreviver, mais cumpre tarefas que vão abrir novas armas e reiniciar o ciclo.

O elemento fixo entre todas as rodadas é o fato de que, além da arma escolhida pelo jogador — que tem balas infinitas, mas pode ficar superaquecida temporariamente — é o fato de que ele sempre pode criar espinhos. Isso serve tanto como ferramenta de ataque (daí o Empalador que dá nome ao game) quanto para criar escudos e proteções com duração temporária.

Impaler

Embora bastante útil, o equipamento fixo tem suas limitações. Além de ele ser bastante inútil contra inimigos voadores e sub-chefes, sua distância de atuação não é das melhores, implicando em certo risco na tentativa de derrotar adversários. Para completar, o jogador também pode usar seus pulos para ferir inimigos, bem como colocar vasos em lugares específicos do mapa para receber mais recompensas.

Impaler diverte, mas precisa de mais variedade

A principal qualidade de Impaler é o fato de que ele é um jogo bastante direto e simples de entender. Sua missão é matar monstros e tentar sobreviver o maior tempo possível, em condições que vão se tornando progressivamente mais difíceis. E, nesse sentido, o jogo consegue cumprir muito bem sua missão.

Ao mesmo tempo, senti que faltou certa variedade, principalmente no que diz respeito aos cenários. Enquanto os obstáculos que caem do céu a cada rodada ajudam a arena do jogo a ganhar certa variedade, gostaria de ver mais locais com tamanhos e desafios diferentes, que ajudem o game a sair da mesmice.

Impaler

Também ia ser legal ter uma variedade maior de armas, algumas delas desbloqueadas desde o início. Embora as restrições impostas forcem o jogador a “aprender na marra” com o que está disponível, a decisão também abre chances de que, ao não gostar da seleção inicial, alguém simples prefira desistir de Impaler.

Dito isso, todas as minhas impressões sobre o game se baseiam em seu Acesso Antecipado, que está sendo encerrado no dia 6 de setembro (data de publicação desse texto). Dito isso, é possível que algumas das minhas críticas tenham sido tratadas pela desenvolvedora e não estejam mais valendo como parte da experiência.

Impaler é uma experiência simples repleta de ação

Apesar de não ser exatamente um jogo que prendeu muito minha atenção, Impaler surge como um daqueles jogos ótimos quando você tem pouco tempo e só busca uma diversão que seja “direto ao ponto”. Em 10 a 15 minutos, o jogador participou de uma rodada, matou alguns monstros e progrediu um pouco mais para destravar outras armas e vantagens temporárias.

Impaler

Enquanto os visuais não são impressionantes, eles funcionam bem e ajudam a dar o ar de “boomer shooter” que era o objetivo de seus desenvolvedores. Se você não liga muito para repetição e quer uma experiência simples de tiro, vale a pena dar uma conferida no jogo e se embrenhar por seus corredores sombrios.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm