Síntese: Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning - Neo Fusion

Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning

31 de março de 2021
Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning para Switch foi cedido pela THQ Nordic para a realização desta análise.

Meu jeito favorito de jogar Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning rapidamente está se transformando no Switch, em formato portátil. Já falei sobre essa remasterização aqui anteriormente — em sua versão para PC —, mas somente agora ela também foi oferecida para a plataforma híbrida da Nintendo, que é foco dessas impressões.

Conforme o esperado, a transição para o hardware trouxe algumas concessões, mas fiquei surpreso ao ver que as diferenças não são tão grandes em relação às versões do game para plataformas mais “parrudas”. Os efeitos de luz em geral são os mesmos, mas há uma carga maior de partículas sendo mostradas na tela, o que deixa a experiência com uma cara mais próxima de seu formato original, para PlayStation 3 e Xbox 360.

Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning

Em contrapartida, elementos como texturas e modelos de personagens surgem na forma “remasterizada”. Embora funcione bem no modo docked, tenho preferido o jogo no formato portátil: não somente isso disfarça melhor a draw distance reduzida da versão Switch, como se adapta muito bem às características do jogo.

Embora seja um game de mundo aberto, com um grande mundo a explorar, Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning estrutura suas missões na forma de “pílulas” que podem ser consumidas de 15 a 20 minutos. Somando isso à possibilidade de salvar em praticamente qualquer lugar, temos um game muito bem adaptado ao Switch: a possibilidade de encaixar uma partidinha rápida enquanto escuta o jornal ou pouco antes de dormir muitas vezes tem se mostrado irresistível.

Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning

Assim, tenho me visto avançar mais rápido pelo jogo do que quando experimentei a versão remasterizada para PC. Ao me desprender da tela grande, consegui aproveitar o jogo em um formato menos contínuo e mergulhar melhor em suas mecânicas e missões — mesmo que a história continue um tanto confusa e com várias deixas para uma sequência e um universo expandido que nunca se concretizaram.

Isso não significa que a versão de Switch não tenha seus problemas. O texto e a interface, que já tinham tamanho pequeno nos consoles de mesa e no PC, se tornam especialmente incômodos de ler na telinha do dispositivo. Além disso, o jogo sofre com alguns problemas de desempenho pontuais: não há exatamente slowdowns, mas sim “travas” pontuais que ajudam a quebrar o ritmo da ação.

Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning

Não é sempre que isso acontece, mas, quando isso entra em jogo, é impossível não notar que o hardware está tendo alguns engasgos. Em minha experiência, isso é particularmente frequente nas cenas compostas poor muitos efeitos de luz em jogo (como durante as execuções especiais). Embora isso não seja um elemento que quebre a experiência, espero ansiosamente que um pacote de correções para lidar com a situação já esteja sendo desenvolvido.

Portátil ou sendo jogado em uma televisão, Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning é um RPG massivo bastante interessante e com elementos que permanecem promissores até hoje, mesmo que seu design de interface não tenha envelhecido muito bem. Muito bem adaptado ao Switch, o game é uma adição notável à já rica biblioteca de títulos do console híbrido. Se você não conferiu nos consoles “grandes” e procura um bom RPG de ação com doses bem espaçadas de aventura, vale a pena dar uma chance para ele.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm