Síntese: Life is Strange: True Colors - Neo Fusion

Life is Strange: True Colors

29 de janeiro de 2022
Cópia digital da versão de Switch cedida pela Square Enix.

Bastou a trilha de abertura misturada à paisagem bucólica do menu inicial de Life is Strange: True Colors para eu me recordar do quão amável essa série de jogos é. Sempre que uma nova entrada da série chega ao público, eu não vejo a hora de conferir os clichês narrativos, as atitudes piegas e as convenções cafonas com as quais a Dontnod conta suas histórias juvenis. Nesse caso, para ser mais exato, é a Deck Nine que tomou frente do projeto — e está fazendo um trabalho tão bom quanto a desenvolvedora do Life is Strange original.

True Colors nos coloca no papel de Alex Chen, uma jovem que passou boa parte de sua adolescência em orfanatos. Em certo momento, seu irmão mais velho, Gabe, a convida por meio de uma carta para se mudar para a cidade de Haven Springs. Curiosa sobre seus laços familiares e em busca de um lar mais pessoal e confortável que o orfanato onde vive, a garota decide ir atrás do irmão — e é a partir desse ponto que as coisas começam a tomar um rumo mais intenso na narrativa.

Alex tem a habilidade de notar e interagir com o que as pessoas ao seu redor sentem. Quando uma emoção específica está aflorada em alguém, é possível ver uma aura com a cor respectiva para cada tipo de pensamento ou sentimento. É por meio dessa mecânica que descobrimos pistas, desbloqueamos diálogos ou até mesmo tentamos acalmar personagens importantes para que a história progrida. O sistema de escolhas e consequências, característica da série desde sua primeira entrada, ainda está por aqui e serve em muitos momentos para nos lembrar que podemos decidir o que fazer com uma emoção reprimida ou intensamente explosiva. Há também como interagir com objetos e tentar resgatar memórias do passado a partir deles.

Durante capítulos de progressão mais aberta no jogo, tive um pouco da sensação de poder que temos na companhia de Oliver e sua turma em Ni no Kuni: Wrath of the White Witch. O JRPG tem uma mecânica de feitiços que permite guardar e oferecer essências emocionais para pessoas pela cidade, se certificando de que pessoas exageradamente felizes, confiantes ou corajosas possam dividir as boas sensações com quem está se sentindo triste, ansioso ou amedrontado. A diferença aqui é que Alex acaba sendo apenas um receptáculo vazio que deixa as emoções se esvaírem ao longo do tempo sem precisar gerenciar emoções de uma forma mais coletiva.

Alex está sempre tentando ajudar todos a serem pessoas melhores ou a superarem seus traumas, agindo de forma altruísta em quase todas as oportunidades. Ela sabe como conectar emoções ao que a pessoa viveu ou está vivendo de uma forma encantadora e impressionante. Seu olhar e sorriso me cativaram muito desde o início, e isso é um grande ponto positivo tanto para a atriz Erika Mori (que interpreta Alex) quanto para as equipes de modelagem e animação. Mais uma vez, um jogo da série Life is Strange eternaliza sua história com uma excelente direção de arte.

Focando um pouco mais na versão de Switch, sinto em dizer que minhas impressões são mais negativas do que positivas. Antes do lançamento, True Colors parecia bastante atraente nos trailers divulgados. Minha impressão ao finalizar a campanha — que dura em torno de 8 horas de jogo — é que a portabilidade não vale a pena frente às concessões que foram feitas. Por diversas vezes, tive problemas com texturas que demoravam excessivamente para aparecerem. Os tempos de carregamento entre telas também são cansativos para um jogo que propõe um certo nível de exploração do mundo nos capítulos de desenvolvimento. Por fim, o framerate é o menor destes problemas se você não se importar de jogá-lo quase sempre abaixo dos 30 quadros por segundo — assim como grande parte dos AAAs que chegam ao Switch.

Mesmo com ressalvas técnicas, quero deixar Life is Strange: True Colors como recomendação para os amantes desse tipo de jogo mais calmo e focado em narrativa. Quem já jogou alguma entrada da série deve saber o que esperar desse tipo de experiência tão previsível em sua imprevisibilidade. Sobre qual versão jogar, vale mesmo perder em qualidade gráfica e se frustrar com o excesso de telas de carregamento em favor da portabilidade? Essa questão eu deixo para você, caro leitor ou leitora, caso tenha a opção de escolher entre duas ou mais plataformas para conferir esse emocionante jogo.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm