Síntese: Shantae and the Seven Sirens - Neo Fusion

Shantae and the Seven Sirens

9 de julho de 2020
Cópia digital da versão de Switch do jogo gentilmente cedida pela WayForward.

Entre os vários jogos que tive a oportunidade de jogar no alvorecer de minha vida, um jogo de Game Boy Color muito colorido (juro que não é trocadilho com o nome do console) me marcou bastante, sempre mais pelo visual do que pelo jogo em si: Shantae. Para quem nunca viu ou jogou, é impressionante para o pequeno portátil da Nintendo, com uma estética colorida e rica em detalhes que realmente se destacam para a época. Confesso, porém, que do jogo em si eu lembro muito pouco.

Em seu lançamento mais recente, Shantae and The Seven Sirens, a franquia desembarcou no Nintendo Switch 16 anos depois de sua primeira aventura ter sido lançada. Confesso que não sabia o que me reservava a experiência moderna da heroína dançarina, mas posso afirmar que fui surpreendido.

O Nintendo Switch tem uma gama enorme de metroidvanias. Seja por esse tipo de jogo estar bem difundido na indústria indie ou pela plataforma contar com o “pai de todos” disponível em seu serviço de assinatura online (Super Metroid no caso), você estará bem servido de opções. O que então justificaria seu tempo e dinheiro nessa entrada específica no gênero?

Vamos trabalhar com três hipóteses aqui: 

  1. Você joga absolutamente tudo que sai desse gênero, um verdadeiro sommelier dos metroidvanias;
  2. O visual de franquia Shantae te atrai;
  3. Você procura uma experiência bem construída e o jogo aparenta ser uma dessas pelos vídeos.

Caso você se encaixe na primeira hipótese, é provável que este texto nem necessário seja em sua decisão. Talvez este não seja o melhor título que você já jogou nesse enorme mar de representantes do “gênero” disponíveis na plataforma, mas com certeza irá te prender o suficiente pelo simples fato de você adorar esse estilo de progressão. 

Já você sendo parte da segunda amostra, venha feliz para o jogo. Comparado com os jogos anteriores da série, é notável o quão crispy e agradável o jogo é. Você anda por aquedutos, desertos, florestas e navios artisticamente criativos, algo que me fez lembrar o efeito e impacto lá em 2003 jogando o primeiro título no GBC. Eu acho que o mais importante nessa construção artística do visual do jogo é como o esquema de cores consegue ser perfeitamente equilibrado. Em certas obras, onde o visual tenta ser mais cartunesco, é comum contar com certas escolhas de cores normalmente bem quentes mesmo em lugares mais calmos para passar uma sensação mais cartunesca. Os jogos anteriores tinham isso e, por mais que seja uma opção que não afeta muito a qualidade do jogo, ela costuma ser bem clichê nos últimos anos. Seven Sirens não faz uso disso, dando uma visão de desenho um tanto menos gritante, mas ainda assim deixando claro que o jogo ainda se encaixa nesse visual. 

Agora se você é do pessoal que entra para a terceira hipótese, talvez você encontre alguns probleminhas aqui. O jogo é bom, e quero deixar isso claro, mas ele tem um problema sério em construção de fases. Ao meu ver, um metroidvania tem que obedecer uma regra simples de coerência com o ambiente que o jogo toma como mundo. Super Metroid, por exemplo, apresenta um planeta inteiro com biomas variados para você explorar. Hollow Knight, por sua vez, tem toda uma fauna de  insetos em suas mais variadas propriedades, mas sempre deixando claro que os habitantes daquele lugar seriam quem o construiu. Essa construção concisa é importantíssima para a imersão no jogo, e Seven Sirens em certos momentos não consegue isso. O exemplo mais gritante para mim está logo nas primeiras três horas de jogo, durante as quais você explora um aqueduto enorme e, ao sair dele pela saída alternativa que, veja bem, é um enorme tubo transparente no meio de um oceano, você está em um deserto. Talvez eu esteja sendo um pouco chato, mas defendo que essa coerência nesse gênero é algo importante e indissociável.

No fim das contas, Shantae and the Seven Sirens é um jogo divertido que pode lhe garantir umas boas horas de diversão sem dúvidas. Não é o melhor metroidvania disponível no mercado, mas com certeza é uma opção boa no mar dos jogos do tipo. Caso você não se incomode muito com a incoerência de certos lugares no mundo do jogo, tenho certeza que será uma experiência rica e proveitosa. 

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm