Síntese: The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV - Neo Fusion

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV

12 de março de 2021
Cópia digital da versão de PS4 cedida pela NIS America.

Eu talvez tenha cometido um erro. Em minha infinita sede por jogos e conhecer novas franquias, aceitei produzir conteúdo sobre The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV. Naturalizado em RPGs por meio de franquias onde cada edição numerada não guarda nenhuma conexão com a outra, o IV do título não me assustou em um primeiro momento.

Em menos de 50 minutos depois de começado o jogo, porém, o erro estava percebido. Embora em passos glaciais eu entenda todos os sistemas de jogabilidade, como o stagger e os buffs para a party, a história simplesmente me deixou completamente perdido. A franquia tem um histórico enorme, descoberto por mim tardiamente, de ser sempre uma história continua que conta com desenvolvimentos, tramas politicas e mudanças que são constantemente citados em cada sequência.

Ajuda muito esse pensamento também saber que este e o Trails of Cold Steel III originalmente eram para ser só um jogo gigantesco. Somando os dois, mais de 200 horas de uma história rica e detalhada vão se colocando, e para alguém como eu que começou no IV, é simplesmente estar perdido.

Personagens entram constantemente na party, aparentemente com conexões com outros. Diálogos citando momentos importantíssimos ficam sendo jogados sempre, e todo o jogo político é uma loucura. Talvez, se eu tivesse começado pelo terceiro capítulo, não teria sentido com tanta força tudo isso. No fim, ele parece somente um vingadores sem o impacto da construção para quem estar jogando pela primeira vez, e também sem nenhuma compreensão possível.

Eu pretendo revisitar esse jogo (joguei 10 horas das suas 70) depois de passar pelo resto da série, mas fica aqui um alerta: não jogue sem conhecer a série. Não cometa o mesmo erro que eu.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm