Síntese: Vitamin Connection - Neo Fusion

Vitamin Connection

6 de março de 2020
Cópia digital da versão de Switch do jogo gentilmente cedida pela WayForward.

Quase todos os consoles da Nintendo têm alguma funcionalidade exótica que só a própria empresa é capaz de explorar, e ainda assim não muito frequentemente. Séries como WarioWare esbanjam criatividade para usar tudo que o hardware é capaz de fazer em múltiplos minigames. No caso do Switch, 1-2-Switch e a série Labo estão entre os poucos jogos que realmente utilizam os Joy-Cons.

Raros são os exemplos de jogos desenvolvidos por outras empresas que tiram proveito dessas capacidades, ainda mais anos após o lançamento do hardware. Nesse sentido, Vitamin Connection, da indie WayForward, é uma surpresa agradável. O jogo é desenvolvido com foco em co-op de dois jogadores e usa e abusa dos pequenos controles coloridos do Switch.

A campanha do jogo coloca um par de jogadores no controle de uma nave-pílula, que deve livrar corpos humanos e animais de infecções. O controle da nave é completamente dividido entre os dois jogadores; por exemplo, um deve movimentar a nave no organismo, enquanto outro deve rotacionar a nave para evitar obstáculos e inimigos. Além da exploração do organismo, há uma série de minigames que, ao meu ver, são onde o jogo realmente brilha.

Os minigames são simples e curtos, mas cada um faz uso criativo dos controles, e requerem participação e atenção dos dois jogadores para obter bons resultados. Um deles em particular me chamou a atenção, pois é um dos poucos usos do sensor infravermelho do Joy-Con R. Controlar o jogo dessa forma foi um desafio inovador e interessante.

A parte triste é que poucos minigames estão disponíveis de início, e é necessário jogar a campanha para desbloqueá-los, fazendo com que o jogo seja pouco interessante para uma sessão curta com um amigo. Isso não seria um problema se as partes exploratórias da campanha não fossem tão lentas. A mistura de shmup sobre trilhos com um mapa metroidvania light não é bem acertada, e me fez querer ir direto para os minigames.

Há também a opção de jogar sozinho, que permite o uso do Pro Controller ou do Switch em modo portátil, mas, na minha experiência, boa parte da graça do jogo vai embora assim. Eu tentei também outra alternativa: jogar o modo co-op sozinho, usando minhas duas mãos como os dois jogadores. O resultado foi surpreendentemente positivo, e pessoalmente prefiro fazer isso do que usar os controles tradicionais, apesar de exigir bastante coordenação motora.

Como exclusivo de Switch, Vitamin Connection é um dos co-op mais interessantes desde o inaugural Snipperclips, especialmente quando se trata dos mini-games. Porém, ter que jogar a campanha para desbloquear novas fases dos joguinhos acabou sendo um sério fator desmotivador. E, claro, o jogo acaba sem propósito no Switch Lite.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm