Análise: Dave the Diver - Neo Fusion
Análise
Dave the Diver
7 de novembro de 2023
Jogamos Dave the Diver no PC com uma chave fornecida pela Mintrocket

Dave the Diver é um jogo que ensina sobre os riscos de oferecer um favor a um amigo folgado e não saber dizer não quando novos pedidos começam a se acumular. Enquanto na vida real isso poderia levar ao fim de um relacionamento, no game isso resulta na caça por criaturas submarinas, o trabalho de meio período em um restaurante japonês e na descoberta de uma civilização antiga.

No título assumimos o papel de Dave, um mergulhador experiente (e um tanto fora de forma) que é convidado para explorar o misterioso Poço Azul. Esse lugar é conhecido por abrigar espécies de peixes de todo o mundo, com um fluxo de criaturas que parece se renovar de forma infinita a cada dia que passa.

A grande variedade e disponibilidade de espécies serve como matéria-prima para Bancho, um mestre sushiman que usa seus conhecimentos para ampliar e desafiar o paladar dos visitantes de seu restaurante. Além de ter que fornecer os peixes para o local, você também vai trabalhar servindo chá, limpando mesas e repondo os estoques de wasabi dos visitantes.

Enquanto tudo isso pode parecer sem graça em um primeiro momento, Dave the Diver consegue transformar isso em algo divertido graças a um gameplay bastante divertido e recompensador. A cada dia que passa, recebemos novas missões secundárias, desbloqueamos upgrades e descobrimos novos itens que adicionam camadas à experiência e fazem dela incrivelmente viciante.

Dave the Diver

Divulgação/Mintrocket

Dave the Diver conquista aos poucos

A princípio, o jogo desenvolvido pela Mintrocket parece ser uma mera imitação de diversos outros jogos mobile do mercado. Isso porque, nos primeiros dias, sua rotina vai ser pescar peixes, transformá-los em sushi e usar os rendimentos para comprar novos equipamentos que vão permitir capturar criaturas em profundidades maiores (fazendo delas mais valiosas).

Enquanto isso é divertido, o que destaca o game é o fato de que ele não se limita a prender em um único gênero. Os companheiros que Dave encontra durante a aventura (e que gostam de abusar de sua boa vontade) sempre tem pedidos variados que fazem a pesca se tornar uma atividade secundária.

Dave the Diver

Divulgação/Mintrocket

Somente nas primeiras horas de Dave the Diver, você vai descobrir diferentes tipos de armamentos, lutar contra tubarões e peixes-espada, encontrar artefatos antigos e ajudar um otaku a recuperar uma figure que caiu no oceano. Enquanto isso, será preciso lidar com os gostos únicos de especialistas em restaurantes e figuras VIP, contratar funcionários e pesquisar novos pratos.

A Mintrocket conseguiu construir muito bem essas atividades e adicionar camadas que surgem em ritmo rápido, mas não se tornam opressivas. Como a cada dia há uma coisa nova (e divertida) a fazer, o game consegue ser constantemente recompensador e passa a sensação de querer fazer “só mais um dia”.

Também ajuda o fato de que cada dia do jogo não costuma durar muito tempo — no máximo 20 minutos. Isso torna a experiência perfeita tanto para sessões curtas quanto para aquelas em que você pode passar várias horas jogando e se aprofundando nos diversos capítulos e mistérios que o game reserva (e eles são bem generosos).

Dave the Diver

Divulgação/Mintrocket

Dave the Diver é aquele tipo de game que começa de forma leve e descontraída, mas que, em questão de pouco tempo, vai estar dominando a maior parte de seus pensamentos. Com atividades variadas e surpreendentemente profundas, o trabalho da Mintrocket vai conquistando aos poucos e brilha tanto por seu gameplay quanto por seus personagens carismáticos. Caso o jogo ainda não esteja em seu radar, vale a pena conferi-lo (curiosamente, a versão demo só está disponível no Nintendo Switch).

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm