Análise: NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1 - Neo Fusion
Análise
NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1
8 de abril de 2021
Cópia digital do jogo cedida pela SNK via Agência Theogames.

Embora seja alvo de devoção por parte de muitos fãs, o Neo Geo Pocket — e sua evolução colorida — não foi um portátil muito popular no Ocidente. Ao menos em minha vivência, lembro de ter mais familiaridade com ele através de publicações como vistas nas revistas Super Game Power e Gamers do que pela prática. Em um lugar onde poucos tinham o Sega Game Gear, para muitos era difícil sequer acreditar que a SNK possuía um dispositivo próprio com uma biblioteca bastante especializada em jogos de luta.

Assim, meu primeiro contato prático com os jogos do dispositivo foi através do Nintendo Switch. Anteriormente, o console recebeu adaptações de The Last Blade: Beyond the Destiny e SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium, ambas já devidamente analisadas aqui no Neo Fusion, que agora se juntam a uma grande celebração do portátil na forma da NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1, lançada no dia 17 de março.

Preservação histórica

A compilação reúne 10 títulos bastante representativos da plataforma que surgem em sua versão completa recheada de pequenos detalhes, tornando essa uma experiência de preservação histórica bastante completa. Não somente há como jogar todos os games tanto em inglês quanto em japonês, como também é possível conferir detalhes como arte de capa e manual — elementos que também se adaptam conforme o idioma adotado.

NEO Geo Pocket Color Selection Vol.1

Cada título é apresentado em uma reconstrução do cartucho original, com detalhes sobre a data de lançamento e o gênero, trazendo inclusive uma pequena animação que imita a abertura de uma caixinha original. Se isso não traz nenhuma grande vantagem do ponto de vista de gameplay, o cuidado mostra um carinho da SNK em trazer uma experiência que preserva ao máximo a sensação de jogar o Neo Geo Pocket no começo dos anos 2000, respeitado o fato de que nada apresentado tem características físicas.

Para completar a lista de detalhes, o jogador pode escolher em qual “dispositivo virtual” pode jogar cada um dos 10 títulos. Na prática, isso vai determinar o overlay que cerca a tela, bem como a presença de cores — se você escolher o Neo Geo Pocket clássico, tudo fica em preto e branco. Não cheguei a usar essa opção, mas é bom saber que ela existe e foi pensada como um toque a mais para fãs mais puristas.

NEO Geo Pocket Color Selection Vol.1

Conforme o esperado, a grande maioria dos títulos disponíveis pertence ao gênero de luta e traz alguma espécie de relação entre si:

Boas adaptações

O elemento comum entre os títulos é o fato de que todos estão bastante adaptados à experiência portátil. Tanto as lutas de Fatal Fury: First Contact quanto de Samurai Shodown! 2 são feitas para não durar mais do que um minuto, e uma jogatina completa do modo história não ultrapassa meia hora (isso se você tiver muita dificuldade com as batalhas finais) — algo que também poderia ser dito de SNK Gals’ Fighters, por exemplo.

Um ponto interessante nesse sentido é ver como títulos de consoles “grandes” foram adaptados para caber nessa proposta. Os jogos de Metal Slug, por exemplo, não punem mais o jogador com a morte ao tomar um único dano — aqui, uma pequena barra de energia recarregável garante a maior permanência na fase e evita ter que lidar com o loading associado ao Game Over (que continua inevitável durante suas primeiras tentativas em qualquer jogo da série.

NEO GEO Pocket Color Selection Vol.1

No entanto, confesso que me incomodou um tanto o quanto assets são reaproveitados entre um jogo e outro — o Kyo em The King of Fighters, por exemplo, é exatamente o mesmo visto em SNK vs. Capcom. Se isso sem dúvida ajudou a potencializar a produção de títulos para o Neo Geo Pocket em seu auge, também denota que pode ter havido certa falta de cuidado em elementos como balanceamento ou em cultivar características únicas para cada título. Também decepciona um pouco o fato de que, se você tiver jogado qualquer título da coletânea de forma individual, seu progresso nele não carrega para a versão contida nela.

Exceto por pequenos deslizes, a coletânea NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1 entrega uma bela quantidade de experiências divertidas e é um prato cheio especialmente para quem gosta de jogos de luta (de todos os títulos, somente o obtuso Dark Arms não caiu em meu gosto). Se você tem interesse por uma quantidade maior do que 2 dos títulos presentes, vale mais a pena adquirir esse pacote do que cada jogo de forma individual — tanto para economizar quanto pela possibilidade descobrir um título interessante que não estava em seu radar.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm