Análise: New Pokémon Snap - Neo Fusion
Análise
New Pokémon Snap
5 de maio de 2021

Em meados do ano de 1999, era lançado Pokémon Snap para Nintendo 64, um dos primeiros spin-offs da série de maior sucesso financeiro do entretenimento e um jogo totalmente diferente do que a mesma se propunha — ao invés de capturar Pokémon, era essencial fotografá-los. Em 2007, o jogo chegou no Virtual Console para Nintendo Wii e em 2016 ao Virtual Console de Wii U, permitindo um acesso mais fácil à versão original do jogo. A única interação implementada na versão de Nintendo Wii é um recurso que permitia fotos tiradas no jogo serem postadas no Wii Message Board.

Para a felicidade dos fãs da franquia Pokémon e de jogos de fotografar, o spin-off volta depois de mais de 20 anos em um novo jogo exclusivo para Switch e repleto de carisma.

pokémon snap bandai namco scoburnny

É contagiante a maneira como os pokémon podem reagir.

Caçando Pokémon de uma maneira diferente

Em New Pokémon Snap, você interpreta um fotográfo ou fotográfa que irá auxiliar o Professor Mirror e sua ajudante Rita a catalogar toda a fauna Pokémon da região de Lental. Seguindo os mesmos moldes que seu antecessor, tirar fotografias garante pontos e boas avaliações para poder progredir na história. Essas avaliações são feitas pelo próprio Professor Mirror, e seguem os seguintes critérios:

Após toda essa avaliação, sua foto terá uma pontuação final e que irá determinar quantas estrelas ela irá receber sendo:

pichu pokemon snap new pokemon snap pikachu

Editar e postar, algo tão divertido quanto viciante.

É possível salvar no seu álbum as fotos preferidas e até mesmo editar para postar na rede social do jogo — que detém um mural de vizualizações das fotos de outros jogadores e até um ranking de pontuação geral, deixando ainda mais interessante essa mecânica de sempre buscar pela melhor fotografia. Também é possível salvar as fotos que você edita (ou as originais) diretamente na memória do console, algo bem legal para quem gosta de compartilhar em suas redes sociais. Cumprir os desafios impostos por Rita e pelo Professor garante diferentes composições no momento da edição dessas fotos.

Insígnias fotográficas

No decorrer do jogo, mais mapas são abertos, sendo que em cada um existem variações do tipo dia/noite e um curioso sistema de level que progride somando as pontuações de suas fotografias ao final das avaliações. Somado em uma barra de expêriencia daquele mapa em específico, essas mudanças de período e level alteram toda a dinâmica do ambiente, seja fazendo aparecer Pokémon diferentes, seja diversificando o comportamento dos monstrinhos.

new pokemon snap

Mural online do jogador, funciona como uma rede social do próprio jogo.

A exploração ocorre em seu veículo pod (NEO-ONE) e o caminho percorrido são sempre os mesmos, ou seja, o jogador não detém controle do veículo; a única “preocupação” é ficar atento para garantir a melhor pose dos pokémon e, para isso, o jogador faz uso de alguns itens conquistados ao decorrer do jogo. Há o fluffruit (maçã), o Illumina Orb (alteram a cor do pokémon) e uma Poké Flute. Com ajuda de tais itens, o jogador desenvolve uma melhor interação com os Pokémon e com o ambiente, resultando em reações engraçadas e até mesmo inesperadas.

É na imprevisibilidade de alguns eventos que mora o fator replay: a cada mapa, level e período, é praticamente uma jornada nova com todas essas interações — além de que tirar novas fotos e ganhar mais pontos estimulam muito o retorno do jogador, principalmente dos mais complecionistas. Sem dúvidas o fato de poder publicar em seu mural online os registros mais marcantes, onde outras pessoas poderão vizualizar e até mesmo deixar um like (que no jogo é chamado de Sweet), é um diferencial.

new pokemon snap nintendo swicth

Sistema de pontuação do jogo de acordo com avaliação do Professor Mirror.

O jogo não está traduzido e não possui suporte de legendas em português, um fator que talvez posssa afastar alguns jogadores, pois há muitos textos e para compreender algumas solicitações do Professor pode ser que isso atrapalhe o jogador de alguma maneira.

scoburnny new pokemon snap

Para quem pôde jogar o clássico de Nintendo 64, é inevitável de alguma maneira não sentir um gostinho de nostalgia ao jogar New Pokémon Snap. É extremamente agradável conferir tudo o que o jogo traz de inovação e as novas criaturas comparado àquela época. Quem nunca jogou e espera algo mais parecido com Pokémon clássico pode se decepcionar, mas justamente por ser diferente é que as chances de curtir são maiores. Recomendo recorrer a algum vídeo de gameplay para que se tenha mais certeza sobre o que se trata o game e se você curte esse tipo de experiência mais relaxante, mas pessoalmente amo a execução desse maravilhoso spin-off de Pokémon.

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Comentários

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

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Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm