Análise: The Last Blade: Beyond the Destiny - Neo Fusion
Análise
The Last Blade: Beyond the Destiny
11 de janeiro de 2021
Cópia digital da versão de Switch do jogo cedida pela SNK.

Sinto que The Last Blade: Beyond the Destiny é um game que teria aproveitado muito mais se o tivesse jogado em seu formato original do que em sua adaptação para o Switch. Embora tecnicamente a conversão para o console da Nintendo traga muitas vantagens em matéria de carregamentos, desempenho e até opções de controle, esse é um daqueles jogos em que o peso do tempo e o contexto em que ele foi criado são decisivos para as impressões que deixa.

The Last Blade: Beyond the Destiny

O game chegou às lojas japonesas em março de 2001 para o Neo Geo Pocket, console que não era exatamente acessível na época, especialmente para os brasileiros. Desenvolvido pela SNK, o dispositivo se aproveitava do extenso catálogo de jogos de luta da companhia para se diferenciar de rivais como o GameBoy Color e o WonderSan — mediante algumas adaptações necessárias a seu hardware e opções de controles limitadas.

Questão de contexto

The Last Blade: Beyond the Destiny segue essa linha, adaptando os dois jogos da série principal em um formato mais simplificado. Como o portátil da SNK oferecia somente dois botões, isso resultou em diversas adaptações do gameplay que afetaram principalmente o moveset dos personagens.

The Last Blade: Beyond the Destiny

Isso não quer dizer que o resultado final é ruim: levando em consideração o contexto da época e as limitações do hardware do Neo Geo Pocket, não dá para dizer que o trabalho realizado foi ruim. No entanto, é inegável que a experiência em si, tanto do ponto de vista da jogabilidade quanto da apresentação e narrativa, teve que ser bastante compactada para caber no formato desejado.

Assim, se em 2001 o título sem dúvidas seria um que não sairia de minha biblioteca durante um bom tempo — bem, é um The Last Blade portátil, não importam as concessões —, em 2021 é complicado vê-lo como algo mais do que uma curiosidade histórica na qual não desejo me aprofundar mais. Especialmente diante do fato de que o Switch, com seu hardware anos-luz à frente do NG Pocket, tem em sua biblioteca jogos de luta que preservam melhor a intenção original dos desenvolvedores, incluindo o mais recente capítulo de Samurai Shodown, franquia “irmã” de The Last Blade.

Conteúdo single player inteligente

Contexto histórico à parte, The Last Blade: Beyond the Destiny traz alguns conceitos bastante interessantes e que ajudam a prolongar sua experiência, especialmente para quem joga mais no single player. Conforme você vai finalizando o modo história, pergaminhos podem ser comprados para revelar a história que começa a se revelar de maneira gradual.

The Last Blade: Beyond the Destiny

Depois de certo ponto, a trama e o contexto do jogo mudam do cenário do título original para a de sua sequência, incluindo a liberação de novos personagens. Isso traz uma sensação clara de evolução e mostra o cuidado que a SNK teve em recompensar os jogadores pela dedicação de enfrentar a inteligência artificial — que traz os famosos “chefes apelões” pelos quais o estúdio é bem conhecido.

No entanto, se a estrutura narrativa é interessante, o gameplay me incomodou pela extrema simplicidade. Não sou nenhum ás em jogos de luta (e sim, estou na lista dos que apanhariam fácil para o Dácio, colega autor do site), mas ainda assim fiquei frustrado pela simplicidade excessiva de Beyond the Destiny. No fim das contas, preferi simplesmente ficar repetindo golpes especiais e combos simples do que tentar tirar mais profundidade do jogo, especialmente diante do fato de que tal esforço não me pareceu muito proveitoso.

The Last Blade: Beyond the Destiny

Assim, a já citada curiosidade histórica foi o que acabou guiando minha jogatina. Não posso afirmar que o tempo dedicado não foi prazeroso, mas, assim como a curiosidade acaba assim que você entende um assunto novo, minha vontade de continuar jogando foi diminuindo conforme percebia as limitações e intenções de Beyond the Destiny.

Dessa forma, não consigo recomendar o game para quem é fã de luta, a não ser para aqueles que têm fascinação pelo catálogo da SNK ou por jogos feitos pensando estritamente em uma experiência portátil do passado. Caso você não se encaixe em nenhuma dessas categorias, pode deixar essa versão de The Last Blade passar — mas insisto que dê uma chance às versões originais para arcade caso a oportunidade surja, visto que ambas continuam bastante prazerosas.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm