Entrevista: Colin Brannan e a adaptação de Disco Elysium para Game Boy - Neo Fusion
Entrevista
Colin Brannan e a adaptação de
Disco Elysium para Game Boy
10 de novembro de 2020

Em 2019, um pequeno estúdio independente levou quatro estatuetas do The Game Awards para a Estônia — e, dada a importância e genialidade dessa obra-prima, não poderia ser diferente. Disco Elysium, CRPG desenvolvido pelo estúdio ZA/UM, trouxe um toque de frescor para um gênero que, na maioria das vezes, abraça os tropos de fantasias medievais e ficção científica para obter um sucesso garantido. Baseando-se em seu próprio romance Sacred and Terrible Air (2013), Robert Kurvitz, um dos fundadores do estúdio, conseguiu unir uma temática tão contemporânea quanto nossa realidade a uma escrita digna de admiração até mesmo para os amantes de literatura.

Os ambientes e personalidades presentes em Disco Elysium são ricos e impressionantes.

Os ambientes e personalidades presentes em Disco Elysium são ricos e impressionantes.

Até o presente momento, Disco Elysium infelizmente ainda não chegou aos consoles dessa geração — como planejado para o ano de 2020 —, mas está curiosamente disponível para o Game Boy. É, você não entendeu errado (e deve estar tão surpreso quanto eu): um grande fã tanto do RPG quanto da nostálgica tela monocromática do portátil resolveu que seria uma boa ideia recriar essa rica experiência narrativa para a era 8-bit — pelo menos as primeiras interações e ramificações de diálogos presentes no jogo original. Em entrevista ao Neo Fusion, o desenvolvedor Colin Brannan comenta sobre suas motivações e obstáculos nesse projeto pessoal.


Por que escolher Disco Elysium para um port de Game Boy? O que é tão interessante no jogo na sua opinião?

Eu originalmente iniciei o projeto para me forçar a aprender GB Studio. As duas ideias vieram a minha mente, e quis descobrir o quanto de Disco Elysium eu poderia colocar no projeto dadas as limitações do Game Boy.


Quanto tempo você levou para finalizar essa primeira parte? Quais obstáculos encontrou durante o desenvolvimento?

Eu acho que comecei lá para abril deste ano, e estive trabalhando com certa frequência desde então. Foi somente em junho que dei uma pausa mais longa durante os protestos a favor de Black Lives Matter, já que não me sentia tão confortável em um projeto que estrela um policial alcoólatra desequilibrado. Alguns dos obstáculos foram o que fizeram o projeto tão divertido de desenvolver, como o limite de nove ações por cena.


Você acha que esse port do jogo se beneficia de alguma forma da simplicidade gráfica  ou acaba reduzindo a experiência causada originalmente pela atmosfera surreal e imersiva de Revachol?

Eu não acredito que se beneficia, mas espero que mais pessoas considerem o fato de que ainda se pode criar uma experiência além do que o hardware moderno oferece. Grande parte da essência de Disco Elysium está na escrita e no sistema de habilidades, os quais tentei adaptar da melhor forma possível.


Você entrou em contato com a ZA/UM antes de lançar essa versão? Se sim, como eles reagiram?

Não, mas de alguma forma eles descobriram e me contataram! Acabou que eles realmente gostaram do projeto e o incluíram nas celebrações de 1 ano do jogo original.


Você acredita que Disco Elysium, com toda a sua originalidade e importância, poderia ter sido lançado em gerações anteriores de consoles/portáteis?

Acho que poderia ter sido feito, mas não sei se deveria ou se teria tido o mesmo sucesso. Os computadores tiveram incríveis RPGs por anos e anos, mas consoles portáteis sempre foram definidos por suas limitações. Eu também acho que o sucesso de Disco Elysium ano passado se deve ao fato de o jogo lidar diretamente com assuntos políticos, algo que dez ou vinte anos atrás poderia não interessar a um público tão vasto.


Há algum outro jogo da atualidade que você gostaria de recriar para essa finalidade e tipo de experiência no futuro?

Nada oficial no momento, mas já passou sim pela minha cabeça. O GB Studio receberá uma grande atualização em breve, e fico animado quando penso em trabalhar com os recursos prometidos para a nova versão.


Um dos objetivos principais do protagonista é investigar e lidar com um cadáver pendurado.

Um dos objetivos principais do protagonista é investigar e lidar com um cadáver pendurado.

Com uma versão final recentemente atualizada para suportar trilha sonora, o “demake” poder rodar tanto no browser do PC quanto em emuladores de Game Boy, tem aproximadamente 20 minutos de duração e pode ser baixado no itch.io.

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Comentários

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

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Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm