Reportagem: Nintendo Direct de 13/09/2017: Resumo - Neo Fusion
Reportagem
Nintendo Direct de 13/09/2017: Resumo
2 de outubro de 2017

No último dia 13 de setembro a Nintendo transmitiu um Direct de mais de 40 minutos. O evento contou com uma série de chamadas e notícias “menores”, além de quatro grandes destaques. Confira com a gente um resumo de tudo que rolou no mais recente Nintendo Direct.

Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon

Além de mais novidades sobre o enredo envolvendo Necrozma, foi revelada mais uma forma especial.  Quem comprar qualquer uma das versões antes de 10 de janeiro de 2018 vai receber um Rockruff capaz de evoluir para a nova forma Lycanroc. Esse pokémon também terá acesso a um novo Z-Move.

Deixando (um pouco) US e UM de lado, a Nintendo revelou um novo modelo de 2DS XL tematizado a partir da pokébola. No dia 22 de setembro as versões Gold & Silver serão lançadas mundialmente na Eshop para o Virtual Console do 3DS. Aqueles que comprarem um dos jogos irão receber um código para ter acesso ao mítico Celebi.

Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon chegam para 3DS no dia 17 de novembro de 2017.

Mario & Luigi: Superstars Saga + Bowser’s Minions

Novos detalhes surgiram, incluindo um novo modo, chamado Minions Quest, e funcionalidades com os amiibo.

Kirby: Battle Royale

Não, não se trata de uma nova “cópia” de PUBG, mas sim de um jogo multiplayer para o 3DS. O título já havia recebido um teaser em abril, mas agora ganhou nome e data de lançamento (19 de janeiro).

Yo-Kai Watch

No Direct americano, recebemos mais informações sobre as versões definitivas de Yo-Kai Watch 2. Já na transmissão japonesa, foi revelado pela primeira vez um trecho de gameplay de Yo-Kai Watch Busters 2.

Lady Layton

O título chega no próximo dia 6, e recebeu um novo trailer destacando as roupas exclusivas da versão de 3DS.

The Dead Heat Breakers

Exclusividade da transmissão japonesa desse Direct, o novo jogo de ação chegará na primavera japonesa de 2018 (nosso outono). O título conta com o já conhecido Dillon, e será um Tower Defense.

https://www.youtube.com/watch?v=t5rLMEZBOmA

Minecraft New Nintendo 3DS Edition

Uma boa surpresa, ainda que atrasada em alguns anos (estamos cientes das questões técnicas, mas esse anúncio teria outro impacto se chegasse em 2014, por exemplo). De qualquer forma, é mais uma versão portátil do fenômeno que uniu jogadores e MCs em uma mesma febre.

Mario Party 100

Mostrando que o 3DS ainda está com tudo (afinal, não se deixa de lado uma base de usuários grande de um dia para o outro), o novo Mario Party foi revelado para o portátil. Trata-se de um compiladão dos cem melhores mini-games da série.

Metroid: Samus Returns

Foi mostrado um trailer de lançamento do título, que chegou no último dia 15 de setembro. Fique no aguardo para nossa análise nos próximos dias.

Atlus

Foram confirmados (ou reafirmados) os lançamentos ocidentais de quatro títulos: The Alliance Alive, Etrian Odyssey V, Shin Megami Tensei: Strange Journey Redux e Radiant Historia. Uma demo do Etrian Odyssey V também foi disponibilizada na Eshop no dia da transmissão.

Orange New 2DS XL

Fechando o ciclo de informações referentes à família de sistemas 3DS, a Nintendo anunciou o novo modelo laranja do New Nintendo 2DS XL já para o dia 6 de outubro.

Xenoblade Chronicles 2

Mais um trailer bem grande, criaturas gigantes e em seus ambientes e cenários. Particularmente eu não queria tanta exposição assim, mas é um bom punhado de informação para quem ainda está na dúvida.

Splatoon 2

O título recebeu mais um mapa (Kelp Dome) em 20 de setembro, e foram também anunciados um novo estágio (Snapper Canal) e uma nova arma (Tanta Brella).

Fire Emblem Warriors

Deixando um pouco mais tranquilos os fãs antigos após a chuva de confirmações de personagens mais recentes (notadamente de Awakening e Fates), Lynn, de Fire Emblem: The Blazing Blade (GBA), foi também confirmada para o roster do jogo.

Snipperclips Plus

Foi anunciada uma nova versão do simpático Snipperclips, com diferentes estágios e desafios. O título chegará no dia 10 de novembro, e não deixe de conferir nossa análise da versão anterior durante o mês de estreia do Nintendo Fusion.

Arena of Valor

Trata-se do primeiro MOBA a chegar ao Switch.

TES V: Skyrim

Temos uma data de lançamento: 17 de novembro. De resto, é o bom (ou não tão bom, dependendo de quem e quando) e velho Skyrim da massa, com controles de movimento, roupas e equipamentos do Link e opção de jogatina portátil.

Doom e Wolfenstein II

Talvez a maior surpresa do evento, já que dificilmente alguém estava esperando que fossem possíveis versões de Doom (2016) e Wolfenstein II (27 de outubro de 2017) no Nintendo Switch. Claro que trata-se de um versão que precisa de ajustes (como menor resolução e fixação em 30fps), mas é um Doom portátil, e isso é bem interessante. Não há data de lançamento ainda, mas rumores apontam para dezembro. Já Wolfenstein II chegará no fim de outubro para PS4, Xbox One e PC, com data de lançamento prevista apenas para 2018 no Switch.

Rocket League

Programado para a holiday season (no fim do ano), Rocket League ganhou novos carros inspirados nas IPs da Nintendo: o carro/nave da Samus, além dos veículos de Mario e Luigi. É outro título muito bem vindo ao Switch.

Esportes

Também houve espaço para mais um trailer sobre os jogos esportivos que pintarão no Switch: NBA 2K18, FIFA 18, WWE 2K18 e Pokkén DX.

Arms

O jogo receberá novos arms, além de um novo estágio e a lutadora Lola Pop.

Dragon Quest Builders

Já havia sido anunciada a sequência para o Switch, mas foi legal saber que o primeiro título também chegará ao console.  Dragon Quest Builders é um interessante jogo de construção no universo de Dragon Quest.

Minha cidade no segundo mundo jogando no PS4.

Kirby: Star Allies

O título mostrado pela primeira vez durante a E3 ganhou nome e mais informações. Será possível combinar ações com outros jogadores ou com os NPCs (caso esteja em single-player). Star Allies está previsto para a primavera de 2018 (nosso outono).

Project Octopath Traveller

O time por trás de Bravely Default (3DS) está preparando um novo RPG para o Switch, e dessa vez foi disponibilizada uma demonstração na Eshop. O título tem um visual bem único, além de mecânicas e sistemas com grande potencial.

Jogos digitais

Alguns jogos que serão disponibilizados apenas via eShop foram mostrados. Destacamos Steamworld Dig 2 (cuja análise publicaremos essa semana), Golf Story (com review aqui no Nintendo Fusion semana que vem) e Super Meat Boy Forever.

Super Mario Odyssey

Por fim, mais informações e novos mundos de Mario Odyssey foram mostrados. Tudo até agora parece muito bem feito e cheio de grandes possibilidades, então as expectativas para o lançamento no dia 27 de outubro são as melhores possíveis.


Isso foi o que rolou no último Nintendo Direct, no dia 13 de setembro de 2017. Fique ligado no Nintendo Fusion para resumos dos próximos eventos.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm