Análise: Sonic Frontiers - Neo Fusion
Análise
Sonic Frontiers
17 de novembro de 2022
Cópia digital da versão de PS4 e PS5 cedida pela Sega.

Diferente de tudo o que já presenciamos na série de jogos Sonic, o novo Sonic Frontiers chega carregado de nostalgia e referências do passado, porém reformulado com novas mecânicas de gameplay e o tão conhecido ranking de experiência.

Logo no começo do jogo somos apresentados de maneira saudosista aos personagens e a narrativa de sempre: “reunir as esmeraldas do caos”e assim combater o mau que assola aquele bioma. Diante disso, Sonic também precisa ajudar seus amigos que ficaram presos no Cyber Mundo. É aqui que o jogador terá momentos de muita nostalgia com Tails, Amy Rose e até mesmo Knuckles.

Sonic Frontiers e seu mapa aberto

O jogo se passa em um arquipélago chamado Ilhas Starfall, divida em 5 mapas ou biomas, sendo que cada conta com uma extensa área para se explorar e descobrir desafios escondidos ou puzzles que em sua grande parte não são difíceis de se resolver, o que de certa forma é algo positivo, afinal o jogo preza por um pace rápido, tanto na exploração como na resolução de enigmas.

sonic tails

Esse é o primeiro jogo da série que segue a linha de “jogos mapa aberto”, porém a problemática de deslocamento de um ponto a outro que jogos desse gênero carregam é facilmente sanada, uma vez que o Sonic possui uma agilidade imensa de movimentos, não só de corrida mas também de impulso no ar.

Não é só de corrida que vive o Sonic

É válido lembrar que nesse jogo o ouriço azul possui muita habilidade durante os confrontos, alguns golpes são desbloqueáveis, assim como uma árvore de habilidades. Com o ganho de experiência, o jogador desbloqueia aos poucos golpes novos. Além dessa forma de upgrade, é possível aumentar o nível também da capacidade de anéis que o Sonic pode coletar, velocidade, defesa e ataque.

sonic habilidades

E é durante o upgrade de velocidade e capacidade de anéis que está uma dos meus maiores descontentamentos, para realizar uma melhoria é necessário conversar com um dos ancestrais Kocos, e o jogo faz esse upgrade um a um. Por exemplo, se o jogador conseguir realizar upgrade de 10 níveis de velocidade, o terá de fazer um de cada vez, e não simplesmente selecionar a quantidade que gostaria. É tedioso e gasta-se muito tempo nisso.

sonic desafios

Em contrapartida, há portais espalhados pela ilha que são as missões de Time Trials e as missões no Cyberespaço, que além de possuir o tempo limite, também conta com alguns desafios, e quanto mais forem concluídos nessas fases, mais chaves são ganhas. Chaves essas essenciais para abrir os cofres que guardam as esmeraldas: em cada ilha é necessário coletar todas as esmeraldas e no final de cada bioma é travada uma batalha com o Titã daquele local.

Essas batalhas são excelentes e bem divertidas, tudo isso porque é nesse momento que o Sonic transforma-se em o Super Sonic, o tão famoso Sonic amarelo. É também onde a trilha sonora brilha e deixa o momento ainda mais intenso.

Pesca e Paciência

Não poderia terminar essa análise sem antes comentar do mini game de pesca dentro do jogo. É possível visitar Big the Cat e utilizar fichas de pesca, que são coletadas durante a exploração de mapa. A pesca não oferece desafio algum, é bem fácil de acertar o comando, que basicamente é apertar um botão no tempo certo, porém ao pescar e adquirir as fichas do Big The Cat, é possível trocá-las por recursos do jogo e assim acelerar upgrades para o Sonic.

sonic pesca

Inclusive é durante a pesca que o jogador tem a oportunidade de liberar a viagem rápida entre os portais do mapa, ou entre os NPCs Kocos Ancestrais (aqueles que realizam o upgrade de suas habilidades), porém é a sorte de “pescar”o pergaminho que contém esse benefício. De qualquer forma para mim foi bem tranquilo e consegui em menos de 6 tentativas em todos os biomas.

Precisão é preciso

Como trata-se de um jogo que requer velocidade, a precisão é imprescindível para realização dos movimentos, assim como uma boa movimentação de câmera também. O jogo por vezes se mostrou pouco preciso em alguns momentos bem pontuais, como por exemplo quando o Sonic precisa correr por alguma parede ou escalar pulando de uma parede para outra, diversas vezes em situações como essa era comum cair, errar e direcionar para plataforma errada.

Também em algumas plataformas de mapa aberto há uma sensação de paredes invisíveis, o que dificultava a saída do Sonic daquela plataforma, e então me via obrigada a completar tal percurso, por vezes acidentalmente entrava nessas plataformas e só conseguia sair completando, algo que de fato era bem cansativo.

sonic portal

O viés do mundo aberto também é o fato de que em algum momento aquelas atividades e desafios levarão o jogador a ficar cansado, e em Sonic Frontiers não é diferente, alguns puzzles e obstáculos começam a se repetir, alterando uma coisa ou outra, mas seguindo sempre o mesmo escopo. Porém o jogo continua divertindo. Talvez para os jogadores mais críticos a esse tipo de gameplay pode ser um fator determinante entre gostar do jogo ou não.

Uma adição que ficaria interessante ao jogo é incluir ranking mundial ou dos amigos em comum da plataforma jogada, com os tempos de cada um nos desafios de time trials, talvez deixaria o jogo ainda mais interessante, motivando assim os jogadores a buscar tempos melhores.

No geral Sonic Frontiers entrega aquilo que ele se propõe, com alguns defeitos pontuais aqui relatados, mas são passiveis de correções futuras por atualizações.

Corajoso em apresentar uma nova fórmula para a série, Sonic Frontiers traz de maneira divertida as novidades que a série precisava

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Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

[…] mas também foi possível prestigiar títulos à parte dos cartunescos, como, por exemplo, o novo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, que resgatou a alma de um dos jogos de esporte mais icônicos de sua geração. Embora a origem […]

[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm