Relato: Cozy Grove e a necessidade de jogos simples - Neo Fusion
Relato
Cozy Grove e a necessidade de jogos simples
24 de agosto de 2021

Temos visto recentemente um grande movimento nas redes sociais discutindo qualidade e dificuldade de jogos. Todo mês há uma discussão se jogos como Dark Souls precisam de um modo fácil e como isso tira a essência do jogo (que é ser difícil demais, mas tem que ter modo fácil sim). Discussões também sobre tempo de duração dos jogos, se possuem histórias complexas, jogabilidade desafiadora e quaisquer outros aspectos são escolhidas deliberadamente para determinar se um jogo é bom ou não. Mas não é todo jogo, e nem todo jogador, que precisa ter experiências como essas.

Cozy Grove é um jogo lançado em março de 2021 pela Spry Fox e tem uma premissa simples: você é um escoteiro espiritual enviado à ilha de Cozy Grove para ajudar os espíritos que estão perdidos por lá. Apesar de ser uma descrição sombria, o jogo não possui nada de assustador e é, na verdade, super fofo. O tempo no jogo é o mesmo da vida real: cada dia no jogo é um dia nosso. A cada dia, missões são dadas pelos espíritos para ajudarmos a recuperar suas memórias e, assim, serem libertados do plano terrestre para entrar de vez no espiritual.

Para quem me acompanha nas redes sociais, sabe que sou quase uma evangelista de jogos como Stardew Valley, Animal Crossing: New Horizons ou até mesmo The Sims. Apesar de ter passado muitas horas em jogos como Dota 2, Guild Wars 2 ou títulos da série Call of Duty — que exigem uma dedicação do jogador e um grinding considerável para melhorar ou conseguir itens —, eu cresci jogando “comfort games”. Cozy Grove é um jogo daqueles que dá um quentinho no coração.

Refúgio no Acampamento

O jogo consome por dia uma média de 20 a 30 minutos se você deseja fazer apenas as missões dos ursos. Podemos pescar, cuidar de animais, alimentar diabretes, coletar recursos para decorar a ilha, ganhar dinheiro para melhorar nosso acampamento ou comprar roupas, mas, se for um dia corrido, em apenas 30 minutos é possível progredir no jogo. Cozy Grove é um jogo simples que me ofereceu uma experiência maravilhosa em um momento conturbado.

O jogo possui diversos espíritos, cada um com personalidades e histórias diferentes, que fazem com que a gente se apegue a esses personagens, goste mais de um do que outros e queira voltar àquele mundo todos os dias. A narrativa do jogo também é muito bem humorada, com trocadilhos e piadinhas que combinam tanto com o clima do jogo como todo quanto ajudam na construção da narrativa dos personagens.

Outro ponto bem legal da experiência que tive com ele é a tradução. Joguei tanto em inglês como em português brasileiro e a localização está excelente. Não encontrei nenhum erro que deixasse as frases estranhas, e muitos trocadilhos foram adaptados para funcionar no português — detalhe me agradou demais. Inclusive, joguei em inglês por apenas 3 ou 4 dias e o restante do tempo foi totalmente em português.

Para completar a lista de qualidades, o gráfico e a trilha sonora são muito bons. Particularmente, a estética do jogo me agrada demais. Quando uma parte da ilha não está “iluminada”, os traços do desenho são nítidos o suficiente para não atrapalharem na busca por itens. Quando aquela parte é iluminada, por outro lado, a transição das cores aparecendo é bem legal e o esquema de cores como um todo também é bem agradável.

Recentemente, ao passar por um momento difícil, eu precisava relaxar de qualquer jeito. No final do dia eu estava sempre com o Cozy Grove no Nintendo Switch, cuidando dos meus bichinhos, pescando, decorando a ilha e ajudando os espíritos. Por usar o tempo da vida real no jogo, ele não força nenhum grind absurdo de horas e horas por dia, inclusive ao iniciar o jogo temos um aviso falando que usar alterar a data do console para fazer time traveling (recurso muito utilizado pelos jogadores de Animal Crossing) pode corromper o save do nosso jogo.

Algumas missões levam dias para serem completadas, pois requerem que um item seja recuperado de outro espirito para continuar. Apesar de ter vistos algumas reclamações sobre essa “demora” eu progredir, para mim é o que dá o charme e a ótima experiência ao entrar nesse mundo.

Jogos simples são importantes

Há alguns meses, o Erick fez um texto sobre experiências tocantes com jogos medíocres e eu me identifiquei muito ao ler o texto. Não que eu considere Cozy Grove — ou qualquer outro jogo simples — medíocre, mas a característica de um jogo tocante, uma experiência diferente jogável, não se dá apenas por jogos de mundo aberto, soulslike ou jogos AAA.

Jogos como Cozy Grove, Stardew Valley ou Animal Crossing podem até parecer específicos para um grupo de jogadores — os chamados “jogadores casuais” —, mas na minha opinião não precisa ser assim. Todo mundo precisa de um momento para relaxar, sem necessariamente ser completamente desafiador e, até mesmo, frustrante. Jogos multiplayer ou single player desafiadores e mais rebuscados são divertidos, tem o seu público, mas não são eles que vão definir se uma pessoa é jogadora de verdade ou não.

De qualquer forma, depois de um dia estressante, podemos escolher entre curtir uma partida do mais recente Call of Duty ou ajudar os habitantes de Cozy Grove a cuidar da ilha e, ultimamente, tenho preferido a segunda opção.

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Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

[…] mas também foi possível prestigiar títulos à parte dos cartunescos, como, por exemplo, o novo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, que resgatou a alma de um dos jogos de esporte mais icônicos de sua geração. Embora a origem […]

[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm