Síntese: Orbital Bullet - Neo Fusion

Orbital Bullet

21 de novembro de 2022

Desenvolvido pela SmokeStab e publicado pela Assemble Entertainment, Orbital Bullet é um rogue lite em 360º que se passa no espaço. A história do jogo é bem simples e, na verdade, quase inexistente: você é o último soldado da resistência para lutar contra a Dread Corp, uma força alienígena malígna que invadiu a terra.

Composto de 7 mundos no total, cada fase é um cilindro que pode ser explorado em 360° cheio de inimigos e armadilhas característicos de cada um desses locais.

Orbital Bullet

Orbital Bullet traz batalhas em 360º

Depois de cada run, conseguimos melhorar nosso personagem e desbloquear novas habilidades e armas na base. Em Orbital Bullet é possível selecionar uma de 4 classes para jogar. Apesar das classes serem bem parecidas, o que muda é o item específico e com qual tipo de arma ela é mais forte.

Por falar em armas, o jogo entrega uma boa variedade para escolhermos. Além dos quatro tipos (bullet, shell, explosiva e energia), conseguimos ir liberando mais modelos de armas para cada variedade e melhorá-las para que elas fiquem mais fortes.

O que vai tornar cada run única, porém, é uma segunda árvore de habilidades aleatória que vamos melhorando conforme avançamos naquela partida. Composta de 4 skills, conforme vamos subindo de nível dentro da run, vamos liberando mais habilidades e mudando nosso estilo de jogo. Porém, quando morremos, essas habilidades são resetadas e teremos um novo conjunto para a próxima vez.

Orbital Bullet e suas fases em 360 graus

Outra forma de ter bastante diversidade nas runs são pelas diferentes armas que podemos encontrar durante o jogo. Existem algumas fases com baús que são liberados se você chega nele antes de determinado tempo (2 minutos, 5:30 minutos etc) e neles temos as melhores armas que podem nos ajudar e a grande vantagem é que esses baús estão sempre nos mesmos lugares, o que pode auxiliar o jogador a se planejar na hora de executar sua run.

A terra é plana?

Eu particularmente nunca tinha jogando um jogo com mapas cilíndricos que permite exploração horizontal total. Como a maioria dos mapas é vazio no meio, esse formato permite que voce veja todos os inimigos que estejam ali e consiga atingi-los sem sofrer danos. Além disso, cada um dos mapas tem um elemento diferente (terra, água, fogo) e os inimigos e armadilhas são condizentes com aquele mundo. Além disso, temos algumas fases que possuem círculos duplos, circulos que precisam ser escalados para chegarmos na fase seguinte e até alguns “jump puzzles” que foram uma agradável surpresa quando apareceram pela primeira vez.

Apesar de adorar jogos com arte pixel, eu estava tendo dificuldade de achar o gráfico bonito. Fui assistir vídeos no Youtube do jogo rodando no PC e o gráfico é muito bonito. Não entendo porque a versão do Switch sofreu tanto já que o jogo não parece precisar de nenhum hardware absurdo para rodar, mas a diferença na minha visão foi bem significativa.

Com exceção do primeiro mundo, todos terminam com batalhas desafiadoras contra chefões que foram muito bem desenhadas e aproveitam muito bem o estilo 360.

Batalha contra chefe em Orbital Bullet

Outro ponto forte do jogo é a trilha sonora. É uma espécie de techno-rock que funciona bem com o ritmo frenético que Orbital Bullet traz durante as runs.

O jogo tem tradução em portugues porém com algumas falhas. Algumas habilidades não tiveram os números traduzidos (apesar de não fazer sentido, estou falando de descrições apresentadas da seguinte forma: “essa habilidade aumenta o poder em xx% sendo que em ingles está descrito com o número correto), além de ter pedaços traduzidos e outros não.

Orbital Bullet é um bom jogo, é divertido e viciante na medida certa, como rogue lites precisam ser. Disponível para PC e Nintendo Switch, é uma boa e barata opção para fãs do gênero que querem se aventurar como um ciborgue lutando contra alienigenas.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm