Síntese: Bound By Blades - Neo Fusion

Bound By Blades

22 de dezembro de 2022

Lutas contra chefes são o ápice de muitos jogos – afinal, Dark Souls não seria o que é se a jornada não tivesse em momentos pontuais embates épicos que premiam toda a exploração do cenário.

Para muitos jogadores, e eu incluso, as lutas contra chefe então tornam-se a premiação e coroação de uma aventura – comigo especialmente odiando os famosos modos “Boss Rush”, em que os embates contra esses adversários são colocados sem a gordura que os separa.

Com isso, você já deve imaginar o que acho de um jogo como Bound by Blades, que praticamente é somente isso, não é mesmo?

Se só existem chefes em Bound by Blades, será que eles são mesmo interessantes?

Com uma estética agradável e até mesmo um tanto fofa, Bound by Blades coloca o jogador no papel de um dos três personagens jogáveis: o touro Kota, o gato Teo e o coelho Guren, cada um com jogabilidades diferentes. Usando como pretexto um mundo em que três clãs estão em guerra e, após uma explosão em um dos conflitos, quem foi atingindo ganhou poderes mágicos a custa de virar um monstro.

Os três personagens jogáveis ganharam imunidade a essa transformação após serem treinados por Eldros, um dos poucos sobreviventes sem alterações a catástrofe, e representando cada um dos clãs, eles pretendem salvar os afetados pela explosão – e com isso, a premissa básica está estabelecida, justificando tanto as lutas quanto o co-op disponível no jogo.

Em termos de jogabilidade, os três personagens contam com um ataque leve e outro forte, que tem alterações dependendo de qual dos guerreiros foi escolhido, uma ação para desviar de ataques que, no timing certo, também pode servir para refleti-los, e um escudo que anula danos – e é com essas funções que o festival de lutas contra chefes devem ser encarados.

Sinceramente, nas primeiras batalhas a situação até parecia promissora, comigo ficando bem animado com a possibilidade de, em vez de pensar no jogo como chefes, ser mais um desafio de esquiva, tal qual um fliperama antigo – porém, lá pela quarta batalha a fadiga já tinha começado a tomar posse de meu corpo, me mostrando que não havia muitas variedades, com os chefes aumentando de tamanho e fazendo mais dano mas todas as estratégias que funcionaram anteriormente continuando sendo utéis.

Isso me fez pensar mais sobre o papel de lutas de chefes em jogos, e como elas servem para muitas vezes mostrar diferentes dinâmicas possibilitadas pelo mundo do jogo – e essas conclusões foram fazendo eu gostar cada vez menos de Bound By Blades.

Existe um pequeno mundo de mecânicas para melhorar os guerreiros a partir de itens obtidos dos chefes, quase como em um Monster Hunter, mas confesso que o sistema é tão rudimentar que mais parece estar lá para colocar mais uma barreira artificial no progresso do que propriamente servir como uma parte integrante do jogo. É complicado.

No fim, escrevendo essa síntese, fiquei pensando se eu estava sendo muito cruel com um jogo indie, mas o selo não é justificativa para que produtos de baixa qualidade possam ser passados como excelentes – e Bound by Blades, embora tenha boas ideias, no fim não passa disso, infelizmente. 

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm