Análise: Garden In! - Neo Fusion
Análise
Garden In!
6 de fevereiro de 2023
Este review foi realizado a partir de um código do Steam cedido pela Bonus Stage Publishing

Garden In! é um game até o momento exclusivo do PC, mas que teria nos dispositivos mobile sua casa ideal. Afirmo isso como um entusiastas dos computadores, que gastou mais do que deveria para montar uma máquina capaz de rodar tudo com uma ótima qualidade — objetivo que ela cumpre muito bem com o jogo da Dramatic Iceberg.

Minha afirmação parte do fato de que Garden In! é uma experiência feita para ser jogada em doses homeopáticas. Isso acontece por design de seus criadores, que desenvolveram um simulador de jardinagem ao mesmo tempo bastante realista e não tão exigentes assim com o processo real de cultivar plantas.

Nele, seu objetivo é unir vasos, tipos de terrenos e sementes corretas para criar ambientes repletos de plantas e enfeites que são destravados aos poucos. Cada sessão de jogo dura entre 5 e 10 minutos bastante relaxantes: sem pressões por pontuações ou missões difíceis, ele só pede que você cuide de sua plantação alguns minutos por dia para garantir que ela está viva e continua a florescer.

Garden In! é um game que respeita seu ritmo

O ritmo único de Garden In! é justamente o motivo pelo qual acredito que ele seria um jogo muito adequado para o ambiente mobile. Cada sessão de jogo é marcada pela manutenção das plantas já existentes (que demoram um ou mais dias para se desenvolver), o que pode ser feito regando ou usando um spray anti-infecções.

Depois disso, você pode reorganizar seus vasos e melhorar os enfeites dos quatro ambientes controláveis, mas não há muito mais que fazer além disso. Cada sala tem uma série de objetivos diferentes (que envolvem plantar sementes específicas), mas não há nada de urgência ou dificuldade no que é proposto — o que é ao mesmo tempo bom e ruim.

Garden In!

Bom porque essa estrutura não deixa que Garden In! se torne um game estressante, permitindo que o jogador cuide de seu crescimento em ritmo próprio. O lado ruim é que isso torna frustrante a espera pelo destravamento de alguns itens, além de facilitar o esquecimento do jogo — caso ele fosse um título mobile, seria mais fácil lembrar de voltar a ele algumas vezes ao dia ao receber notificações de que havia algo a fazer.

Depois de algumas horas de jogo, você até consegue destravar um relógio que acelera rapidamente o tempo e permite alongar um pouco as sessões de jogo. No entanto, ele também possui limites para seu uso, impedindo que você “rushe” o crescimento de sua plantação ou alcance objetivos mais rapidamente.

Garden In!

E foi justamente esse o motivo pelo qual demorei para conseguir fazer uma análise de Garden In!: ele é tão relaxado e calmo que, para ver tudo o que ele tem a oferecer, é preciso ter calma e esperar vários dias no mundo real. Tudo isso enquanto você cuida de sua plantação, que traz uma boa variedade de sementes e mecânicas, ao mesmo tempo em que mantém a simplicidade de suas interações: somente com o mouse, você consegue cuidar de seus vasos e configurar as salas de um jeito único.

Garden In! é um jogo para relaxar

Não há muito o que falar sobre Garden In! em matéria de mecânicas, que não são muitas. Cuidar das plantas é um processo bastante simples, e as interações com itens envolvem definir alguns de seus detalhes (você pode mudar o wallpaper de um PC, por exemplo) ou acessar a lista de missões ou um registro das sementes que você destravou e dos resultados que combiná-las traz.

Garden In!

Caso você esteja procurando por uma experiência relaxada e de baixo impacto, o novo simulador de jardinagem da Dramatic Iceberg é uma opção bastante interessante. No entanto, não espere encontrar aqui algo que pega pesado no “aspecto game” — se a intenção é cuidar de plantas, mas também interagir com NPCs e ter mais atividades, o ideal é apostar em experiências como Stardew Valley ou Story of Seasons.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm