Análise: Caverns of Mars: Recharged - Neo Fusion
Análise
Caverns of Mars: Recharged
8 de março de 2023
Cópia digital da versão de PS5 do jogo cedida pela Atari.

Não é todo dia que uma empresa completa 50 anos de história nesse tal negócio chamado mundo dos games. A Atari, icônica produtora de consoles e jogos eletrônicos, lançou há alguns meses a coletânea Atari 50: The Anniversary Celebration, uma compilação com grandes clássicos de cada uma de suas populares máquinas domésticas dos anos 1970 e 1980. Entre dezenas de títulos, há o acanhado Caverns of Mars, shooter de rolagem vertical lançado em 1981 para o Atari 8-Bit Computer.

Na onda de criar novas experiências fundamentalmente baseadas em jogos retrô, Caverns of Mars: Recharged chega amanhã (09) para todas as plataformas atuais — incluindo o pouco popular Atari VCS — com dois modos de jogo, estilo visual retrabalhado e controles mais ágeis. Para quem é “das antigas”, é uma boa oportunidade para reviver os sentimentos do clássico. Para quem nunca se aventurou pelos abismos e desfiladeiros invertidos de marte, assim como eu, talvez este não seja tão empolgante assim.

Um pouco além do fliperama

Apesar de ter sido lançado originalmente para máquinas domésticas, Caverns of Mars é o típico jogo no formato arcade: ao esgotar suas vidas limitadas, era preciso pressionar Continue rapidamente para prosseguir na aventura sem perder o progresso até aquele ponto. A versão Recharged, por sua vez, traz os modos Arcade e Campanha.

O modo Arcade nos coloca em estágios com armamentos aleatórios e nos oferece, após a conclusão de cada desafio, a chance de escolher entre três modificações para disparos, vida/defesa ou movimentação. Há quase sempre uma desvantagem associada a cada opção, então é preciso um pouco de atenção (e memorização) para formar uma build vantajosa a cada nova etapa.

O modo Campanha tem uma particularidade: os estágios apresentam armas fixas e o design de cada fase quase sempre acompanha agradavelmente os aspectos proporcionados por esse equipamento. As armas não modificam somente velocidade, potência e alcance dos disparos: por conta da reação da nave a cada tipo de disparo, a movimentação também é afetada. Portanto, é preciso se atentar à consequência de cada tipo de tiro à medida que estamos descendo rapidamente os desfiladeiros e abatendo ameaças e/ou destruindo obstáculos.

Uma experiência renovada

A dificuldade em Caverns of Mars: Recharged não é algo que assusta, mas um detalhe que me incomodou é a presença de picos de dificuldade em fases aleatórias sem uma curva de aprendizado justa. Creio ter gasto mais de 45 minutos para poder concluir um dos últimos desafios da campanha com sucesso. Foi realmente um ponto fora de curva. A vantagem é que, a cada falha, o jogo te joga novamente para uma nova tentativa sem tempos de carregamento excessivos (e sempre salvando o placar de maior pontuação).

Os controles da nova versão estão mais responsivos: é possível realizar manobras mais arriscadas e também desviar de inimigos vindo na direção de nossa “navinha”. Isso não abstém, porém, o jogo de momentos de frustração associados à lentidões. Em algumas ocasiões, tentei pausar o jogo e precisei pressionar de duas a três vezes o botão dedicado (Options) para que a ação fosse concluída com sucesso. Além disso, alguns terrenos estreitos, quando atingidos por disparos, aleatoriamente se quebram em pedaços menores sem muita lógica, atrapalhando o percurso por passagens estreitas.

Também fiquei decepcionado com as limitadas opções de acessibilidade (não é possível se movimentar com os direcionais, por exemplo) e pela falta de uso dos recursos do DualSense. Talvez a escolha de mantê-lo apenas com vibração padrão seja pelo escopo do jogo e/ou tamanho da equipe, mas isso seria um diferencial com tantos jogos no dia de hoje para a plataforma da Sony.

Um ponto bastante vantajoso é a facilidade de se obter troféus, especialmente para quem gosta de colecionar platinas. O jogo é bem direto ao ponto e você nem precisa jogar a campanha todo no modo 2 jogadores se quiser platinar — basta passar a primeira fase com dois controles ligados. Infelizmente, não há opção de co-op online, portanto você precisará obrigatoriamente de um segundo DualSense para tal.

Caverns of Mars: Recharged é o retorno "morno" de um clássico shoot 'em up de rolagem vertical. Mesmo que você se considere saudosista, não há nada que glorifique o lançamento como uma experiência inesquecível. Por outro lado, é um jogo divertido e fácil de ser "platinado", o que pode motivar complecionistas e aficionados do gênero a testá-lo.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm