Acho que é senso comum dizer que alguns jogos foram feitos para o Nintendo Switch. Jogos de fazendinha, puzzle games e jogos de plataforma 3D tendem a dominar a biblioteca de jogadores casuais que possuem o console. Falando em jogos de plataforma, temos grandes clássicos como Spyro e Banjo-Kazooie que fizeram parte da infância de muitas pessoas que cresceram nos anos 90. Clive ‘N’ Wrench é uma homenagem a esses clássicos dos anos 90, ou pelo menos tenta ser.
Depois de ter as plantas de sua máquina do tempo roubadas pelo Doutor Daucus, Nancy pede ajuda ao coelho Clive e Wrench, seu macaquinho companheiro. Viajando por uma máquina do tempo dentro de uma geladeira, vamos acompanhar os personagens em busca dos planos roubadas e parar o vilão Doutor Daucus.
Clive ‘N’Wrench é um projeto solo do desenvolvedor Rob Wass que foi iniciado em 2011 e é bem claro a homenagem que ele quis fazer a diversos jogos famosos dos anos 90. Mas, infelizmente, o jogo é cheio de problemas.
Eu não gosto de ser tão dura com jogos de projetos pessoais como esse, mas aqui é difícil ignorar diversos problemas que tornam a jogabilidade muito mais frustrante do que ela deveria ser.
Temos 11 mundos diferentes que vão refletir momentos da história como faroeste, Grécia antiga, Era Medieval e assim por diante. Esses mundos são bem pensados e a exploração deles é essencial para conseguir obter Moedas Antigas que vão liberar os chefões do jogo.
O primeiro grande problema desse jogo é a camera. Sei que os jogos dos anos 90 tinham cameras bem esquisitas e ruins de controlar e isso se repete aqui, no jogo lançado em 2023. Ela muitas vezes se mexe sozinha e tira os personagens da tela, vira no meio de pulos e de modo geral atrapalha muito no progresso das fases.
Outro problema que encontrei no jogo foi a hitbox dos inimigos e dos próprios Clive e Wrench, É quase imprevisível saber se o ataque vai acertar ou não. Muitos ataques acertam os personagens mesmo eles estando bem longe ou não acertam os inimigos mesmo que eles estejam colados com o coelho. Isso, para mim, tornou a experiencia muito frustrante durante todo o jogo.
Eu não costumo ligar muito para gráficos de jogos mas aqui isso também atrapalha. Na versão do Switch, alguns lugares que a camera é posicionada faz com que o mapa suma (tudo fica verde) e precisamos nos mexer para o cenário voltar. Além disso, a animação dos inimigos é muito esquisita. Eu fui até comparar com a versão de PC vendo vídeos no Youtube e o jogo é muito mais bonito no computador. Apesar disso ser comum, a qualidade do gráfico não justifica essa qualidade tão baixa no Switch.
Fora outros problemas que encontrei durante o gameplay, como por exemplo a habilidade do Clive se pendurar nas bordas só funciona quando ele bem quiser, o pulo duplo no ar as vezes não acontece.
Normalmente eu não procuro reviews de jogos enquanto jogo eles para não ter viés, mas eu estava tão incomodada que eu fui ver se o problema era eu. Reparei que quem jogou no PC gostou de jogo e deu notas até que razoaveis. Mas era unanime a decepção que os jogadores do Switch descreveram em suas resenhas.
Clive ‘N’ Wrench tinha tudo para ser uma bela homenagem aos jogos dos anos 90, mas o número de defeitos supera as poucas qualidades que ele possui. Não sei se minha experiencia seria outra se eu tivesse jogado a versão para computador, mas a que tive não foi nada agradável.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm