Relato: Ratchet & Clank Rift Apart - Neo Fusion
Relato
Ratchet & Clank
Rift Apart
23 de maio de 2023

Com a entrada de Ratchet & Clank: Rift Apart no serviço de assinatura PlayStation Plus, resolvi, como é de praxe na relação com jogos adicionados em serviços do tipo, dar uma chance para algo que eu jamais compraria mesmo em uma boa promoção. Outra coisa de praxe é eu mais comumente estar errado do que certo, e dessa vez a já esperada situação acabou sendo proveitosa pois me diverti bastante com Rift Apart.

Todo esse papinho aí pra deixar claro minha falta de relação com a série e meu não entusiasmo mesmo com os bons trailers lá no começo do ciclo do PlayStation 5. Além de um mostruário visual, o novo jogo do lombax e do robô também é uma espécie de mostruário do DualSense, cuja utilização não têm sido lá das mais empolgantes, tendo aí poucos exemplos mais engajantes do uso do controle.

Ratchet & Clank Rift Apart

No caso de Ratchet & Clank o negócio é a utilização do retorno para superfícies, faixas de som e explosões. No geral é tudo bem feito, e eu que geralmente me irrito com a mínima utlização de controles fiquei até satisfeito. O mais importante, porém, é o uso dos gatilhos para a utilização das armas. Pressionar de leve dá um efeito, ao passo que dar a apertada mais forte gera outro. Dessa forma, as mais variadas formas de pistolas, bazucas, garruchas e bombas podem trazer uma relação extra com a mecânica a partir do mesmo botão.

Mas as questões do controle enquanto aparato físico não dariam certo aqui se as armas não fossem legais, no fim das contas. Mesmo quando as funções são parecidas, como por exemplo todo o grupo de automatos e cogumelos e torneiras que soltamos na área tal qual soltaríamos um bulbasauro com uma pokébola, o resultado na tela é distinto tanto em termos de visual quanto na área e forma de ataque. É sempre bom lembrar que uma das coisas que o videogame propicia, e não a única ou mesmo a essencial ou melhor ou etc., é apertar botões ou um grupo deles e ver paradas divertidas acontecerem.

Ratchet & Clank Rift Apart

Falando em apertar R2 e ver coisa bacana na tela, armas como a Ryno8 são um destaque em Rift Apart. Não que isso importe, pois o jogo em si felizmente não se importa muito com isso, mas este poderoso armamento ainda se conecta com a trama ao abrir fendas e tudo mais. O legal é ver cair até mesmo um dinossauro na cabeça dos adversários.

Também gosto da aplicação daquela arma de refletir projéteis. Ela funciona num esquema de ir se aproximando enquanto absorve ou reflete, e poder ao fim dar o tirão perto, caso seja o desejado. Por vezes é o caso de mudar de arma mesmo. Aliás, o jogo impele o tempo todo estarmos alternando entre as armas, principalmente pela limitação da munição no meio da ação toda.

O rifle sniper também é bem legal, embora mais convencional o toque completo no gatilho dá aquela diminuida gostosa no tempo para podermos acertar a cabeça dos inimigos. Outras armas legais são as que funcionam a partir de carregar na meia pressão, e soltar na completa.

Ratchet em Ratchet & Clank Rift Apart

As bombas e outros equipamentos lançados a partir de um arco funcionam legal tanto manual quanto automaticamente, e no geral a fluidez da batalha é impressionante. Trocar de armas é simples e rapido, e a movimentação de Ratchet e Rivet casa bem com a dinâmica dos confrontos. O dash para desviar, aliado aos pulos, bem como os foguetes nos pés que limitam o ato de atirar, mas propiciam rápido resposicionamento, o que é essencial nas dificuldades mais altas.

Mesmo a melhoria dos armamentos é divertida, alinha-se à exploração por gerar pontos de upgrade a partir da coleção dos raraniums, e é feita através de um grid que destaca novas funcionalidades. A variedade de inimigos não chega a impressionar, mas a variedade de armas se conecta com os bons estágios e boa iteração das hordas hostis e o resultado é essa coisa toda empolgante que tenho falado aqui.

A partir das viagens entre planetas colocando a aventura, da direção de arte e do apelo visual do título, fico com a impressão de Rift Apart ser um ótimo jogo de Star Wars ou coisa do tipo. Não, nem Ratchet nem Rivet nem Clank nem Kit são Jedi, mas vocês entenderam.

Rivet em Ratchet & Clank Rift Apart

Ao fim, Ratchet & Clank: Rift Apart me pegou pelo fato das ações mais corriqueiras (usar armas e atirar) serem bem implementadas, de forma variada e divertida.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm