Relato: R-Type Final 3 Evolved e o choque geracional - Neo Fusion
Relato
R-Type Final 3 Evolved
e o choque geracional
24 de maio de 2023

Para quem cresceu nos anos 1990 e começo dos anos 2000, a visão nostálgica de videogames ainda é muito mais associada ao 2D do que ao 3D, envolvendo então diversos gêneros que por mais que hoje em dia possam ter pequenos revivals, nunca mais chegaram na plena glória que tiveram nesta época.

Entre esses jogos temos os de “navinha”, como R-Type. Confesso que, particularmente, nunca tive muito contato com a franquia além de ver o nome dela em listas gerais de jogos de Super Nintendo, mas quando a oportunidade de avaliar R-Type Final 3 Evolved apareceu, algo dentro de mim despertou e fiquei com vontade de experimentar, me levando a um mundo bem interessante e que muito me remete aos fliperamas que tanto gosto.

Memorização de mapa e paciência

A minha concepção inicial com os tais jogos de navinha é que eles fossem um enorme bullet hell, mas R-Type vai em uma direção diferente: aqui, é muito mais importante conhecer o ambiente em que a nave vai passar do que somente os inimigos.

Claro que existem diversos momentos em que os projéteis de diferentes adversários enchem a tela formando ângulos ridículos e que podem levar a morte através de um único dano, mas esses momentos não são tão comuns quanto eu esperava. Além disso, mesmo morrendo para eles, após entender a “sala” na fase em que eles acontecem, fica um tanto fácil de sobreviver para ver a progressão do mapa.

A questão aqui é que estamos falando de fases que podem durar de três minutos até dez, então a quantidade de peças que devem ser decoradas para que a progressão possa ocorrer é complexa, e obviamente não ocorrerá em uma única jogatina. Isso nos leva ao famoso “rejogar” o título, e em uma cacofonia de esforço e melhora, uma progressão não somente ao chefe final, mas também a pontuações mais altas.

Porém, isso não é um tipo de jogo tão comum hoje em dia, o que adiciona um fator que muitos jogadores podem não ter no ano de 2023: paciência. Em vez de um ataque a checklist do que fazer num título, R-Type Final 3 Evolved é um gigantesco dia da marmota em que quem está o experimentando se encontra em um loop nas mesmas sete missões em que passar com melhor pontuação delas é o grande senso de recompensa do jogo.

Tal qual estudar uma matéria em matemática, a prática então é a principal companheira nessa jornada, assim como a paciência de entender que matar repetidas vezes um chefe é o grande senso de recompensa do título, principalmente quando a monstruosidade alienígena cai em menos tempo do que na tentativa anterior. 

Choque geracional

Mas em um mundo em que cada vez mais todo o conteúdo parece ser feito para ser consumido em pílulas de até um minuto, existe espaço para um título como R-Type Final 3 Evolved? Nos meus recém completados 27 anos, eu acredito que sim, mas eu vejo que sou de uma geração diferente de muitos jogadores e entusiastas – tanto para cima quanto para baixo.

Talvez maiores veteranos dos videogames, que começaram muito antes de mim, aproveitem ainda mais R-Type. Já para quem vem de uma época mais recente não veja muitos motivos para continuar o jogo após passar pela primeira vez do chefão final. 

Eu esperava, no fim, uma experiência com tons de videogames clássicos quando fui jogar R-Type Final 3 Evolved, mas ganhei na verdade uma reflexão introspectiva sobre a passagem do tempo, focos de atenção e as diferentes gerações que constroem a demografia dos entusiastas de videogame em 2023.

Se isso não é motivo o suficiente para achar R-Type Final 3 Evolved um puta título, eu não sei o que mais posso falar para convencê-lo que ele é um ótimo jogo. 

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm