Relato: Devil May Cry 5 nas mãos de um vacilão - Neo Fusion
Relato
Devil May Cry 5
nas mãos de um vacilão
2 de junho de 2023

Em um processo de jogar coisas para aquecer para o Final Fantasy XVI, resolvi experimentar Devil May Cry 5, algo relacionado ao game porém totalmente fora do meu círculo de preferências. Não costumo jogar títulos de ação nessa veia. Além de ser ruim neles, estou envelhecendo e minha capacidade de realizar os combos está cada vez menor. Ainda assim, foi bem divertido brincar com DMC V e entender o apelo da coisa toda.

Enquanto o Nero tem um grupo de movimentos e ataques mais direto e facil de manejar, Dante abre um leque maior de possibilidades e rotações. V, por sua vez, propõe uma perspectiva diferente; temos combos sendo aplicados nos inimigos a partir da posição dos demônios enquanto nosso personagem controlado está em um outro lugar. Se com Nero e Dante agredimos e desviamos e nos movimentamos do ponto X, com V atacamos do ponto X mas desviamos e nos movimentamos e temos de estar atentos aos ataques inimigos num ponto Y.

Devil May Cry 5 Nero

É bem interessante a proposta do garoto da bengala, mas confesso ter sido o tipo de interação que menos gostei aqui. Se pensarmos um jogo de videogame em que as opções de Nero e Dante fossem combinados, teríamos aí um leque de movimentos e ataques extremamente amplo. Cada um no seu estilo, entretanto, o leque já é bem largo.

Com o Nero me impressionou não apenas as diferentes próteses e seus possíveis efeitos em batalha e na fluidez com os combos, mas sobretudo a forma como tal opção se relaciona a um movimento de lockar e deslockar rapidamente. Focando um inimigo, o botão usa o gancho para puxar ou ir até o adversário, sem focar podemos utilizar uma das mãos mecânicas com seus diversos efeitos.

Devil May Cry 5 Dante

A partir do Dante, achei bem interessante a forma como todas as rotações a partir dos gatilhos e do d-pad influenciam nas habilidades usadas. Até mesmo a ordem das armas escolhidas pode ter um reflexo em como jogamos, e qual golpe encaixará em qual golpe. Considerando que os dois caçadores de demônios possuem uma gama já vasta de ataques a partir dos combos básicos, temos uma variedade empolgante.

Ou assim seria, caso minhas mãos acompanhassem os combos imaginados na minha cabeça. Veja, com tempo eu imagino que treinaria e conseguiria fazê-los, e em alguns momentos da minha campanha as coisas deram certo. Mas não é meu estilo ficar repetindo a campanha para melhorar. Acho interessantíssimo, porém, quem faz isso e nos gera coisas como speedruns e clipes foderengos de combate.

De qualquer forma, foi muito bacana entender como Devil May Cry 5 funciona e o que podemos fazer a partir do kit de movimentos dele, e fiquei genuinamente impressionado com todas as possibilidades. Naturalmente FFXVI vai ser muito mais simples em relação ao quanto dá para fazer e a dificuldade de fazê-lo, mas também foi legal entender um pouco de onde vem algumas opções do RPG a ser lançado na última parte deste mês.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm