Relato: O Gambito do Roubo Final Fantasy XII - Neo Fusion
Relato
O Gambito do Roubo
Final Fantasy XII
5 de junho de 2023

Eu lembro, na ocasião da última vez que joguei Final Fantasy XII, de pensar como seria bom ter uma segunda coluna de condições no sistema de Gambits. Esse tipo de ideia ficou na minha cabeça como se fosse uma baita leitura das regras e consequências de jogo, e agora brincando com o título novamente eu tive uma infeliz constatação: sou um idiota.

Em Final Fantasy XII é possível organizar as ações dos personagens previamente, deixando a batalha apenas para contemplação dos movimentos, cenários. Curtir a música do próprio jogo ou alguma outra. Interferir apenas quando algo novo aparece, colocando uma possibilidade de reorganizar as ações para cobrir a novidade, ou refletir se aquilo não é especifico demais para gastarmos um comando.

Para organizar, temos duas colunas. A primeira é a condição, a segunda é a ação. Para quem não conhece ou não lembra, dá uma olhada na imagem e tudo fica bem claro:

Final Fantasy XII gambits Penelo

Além dos comandos, é importante notar que há uma ordem de prioridade das ações. No caso de cima, a Penelo vai parar tudo que está fazendo para trazer alguém de volta do KO. A segunda coisa mais urgente é curar, e depois explorar fraquezas elementais dos inimigos caso eles tenham. Se nenhuma das condições 1 a 6 existirem no momento, ela vai atacar o inimigo com o menor HP dentre os presentes na batalha.

Como os equipamentos e licensas de magias e habilidades são razoavelmente caros, o jogo te impele a realizar as cadeias de abatimento de inimigos da mesma espécie (gerando aí maior numero de loot) e também utilizar as habilidades steal e poach. Para roubar de forma ordenada, afinal crime não é bagunça, é importante organizar algumas coisas nos gambits, e esse é um dos espaços que eu pensava “poxa, seria legal ter uma segunda coluna de condições”.

Vaan relaxando em Rabanastre

Veja, se eu colocar “Qualquer inimigo” –> “Roubar”, o Vaan vai ficar roubando. Se eu colocar “Inimigo = 100%HP” –> roubar, ele vai tentar um roubo por batalha antes do adversário ser acertado por alguém e sua vida não estiver mais completa. OK, essa é a solução adotada por mim. Porém quando existem vários inimigos, o Vaan vai ficar roubando qualquer um deles com vida cheia, e o seu não ataque pode ser um problema no curso da batalha, principalmente nas primeiras horas de jogo.

Na minha memória seria essencial ter uma segunda condição pro Vaan só roubar dentro de situações específicas. E essa mentalidade me acompanhou durante uns anos. Nessa jogatina de agora consegui identificar os erros da minha forma passada de viver. Esse do roubo é apenas um exemplo, mas restrições nas condições não são apenas uma limitação do jogo, sobretudo geram a chance de pensarmos em como resolver com as ferramentas dadas. É o tipo de coisa que mais gosto , inclusive.

Final Fantasy XII gambits Vaan

No dia a dia da coisa, fora das batalhas especiais contra chefes, esperes e caçadas, a resolução passava por gastar um gambit a mais; caso existam muitos inimigos, é melhor o Vaan atacar alguém e ajudar o time. E aí mais pra frente a situação mudou, pois os personagens magos conseguem limpar rapidamente um grupo de inimigos, e no tempo para isso acontecer é bom o ladrãozinho tentar catar um pouco a mais de loot.

Enfim, uma das coisas boas de jogar algo depois de um tempão é poder colocar algumas percepções e ideias em cheque. O exemplo do que preciso organizar para roubar em Final Fantasy XII é apenas um deles dentro de tudo que rola no jogo ao longo de sua campanha e diferentes momentos.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm