Análise: Sticky Business - Neo Fusion
Análise
Sticky Business
3 de agosto de 2023
Testamos a versão de PC a partir de cópia cedida pela publicadora.

Há alguns anos, um jovem Mango que gostava muito de desenhar coisinhas esquisitas e personagens dos seus jogos favoritos resolveu começar a transformar essas coisas em papelaria – pequenos itens palpáveis e utilizáveis , como pôsteres, ímãs de geladeira, e, principalmente, adesivos. É um processo diferente de muita coisa que ele já tinha visto, e apesar de ser bastante trabalho, é algo satisfatório – até relaxante, pode-se dizer.

Passam-se alguns anos, e no ano de 2023, após uma grande pausa causada por vários motivos que a vida corriqueira traz, ele volta a fazer os trabalhos relacionados a criatividade, expondo em eventos, procurando como montar lojas virtuais, e até expandindo o que gosta de fazer, escrevendo textos sobre jogos na internet e fazendo referência a si mesmo na terceira pessoa – que idiota, hein? – Até que um dia, logo depois de um evento, ele recebe a chance de jogar um jogo inteiramente sobre fazer adesivos, vender adesivos e ter a sua própria loja virtual. Como eu poderia recusar? E é por isso que hoje vamos dar uma olhada em Sticky Business, o jogo em questão.

Sticky Business

Mãos à obra!

Sticky Business é o segundo jogo que vem à Steam do grupo Spellgarden Games, um estúdio independente que se propõe a trazer experiências acolhedoras e divertidas, o que é bem visível em Sticky Business. O jogo todo possui uma “aura” bem confortável e relaxante desde o começo, seja nas paletas de cores, ou nas animações, ou na música suave que toca enquanto você joga. É um jogo bem direto ao ponto e ao que quer fazer, de tal maneira que não tem uma história ou narrativa principal – você começa o jogo, entende que agora é dono de uma loja de adesivos e logo te ensinam como as mecânicas funcionam, o que você precisa fazer, e em poucos minutos você já entende como o resto do jogo vai ser.

A jogabilidade é muito simples: tudo é feito com o auxílio do mouse, sem nenhum atalho de teclado ou coisa do tipo. Para fazer uma loja de adesivos, você precisa criar adesivos novos, imprimir esses adesivos, ver quais pedidos você tem a cada dia, empacotar aqueles pedidos e enviá-los pelo correio, e esse é o resumo do que você faz a cada dia. Cada uma dessas atividades te custa um pouco de tempo, mostrado por um medidor no canto inferior esquerdo da tela, e cabe a você planejar bem seu tempo para que os pedidos sejam enviados em tempo hábil.

Criar adesivos novos custa bastante tempo (quase um terço do dia inteiro), e os papéis de adesivo que você imprime ou pacotes que você encaixota levam um tempo por cada unidade, então dependendo das suas atividades em um mesmo dia, é possível – e bem provável – que você precise deixar alguns pedidos esperando ou que precise deixar para ir aos correios no dia seguinte, e se o pedido de um cliente atrasar, isso é descontado do seu pagamento. É tudo questão de manejar o tempo e estar ciente do que você pode fazer ou não.

Sei que dizendo isso, o jogo parece bem estressante, mas não se engane: Sticky Business não é nenhum RTS ou Papers, Please – LONGE disso, e esse é na verdade um dos pontos positivos do jogo. Cada pedido geralmente tem uma quantidade de dias limite que os clientes podem esperar, e quase sempre você vai ter tempo o suficiente, contanto que você não se descuide completamente – é só não esquecer o seu objetivo principal em cada dia. Se no dia anterior ficou faltando levar os pedidos para o correio, considere focar em apenas empacotar e enviar naquele dia, ou envie os pacotes do dia anterior assim que o novo dia começar. Tudo é bem possível de resolver, basta saber se organizar, e Sticky Business consegue fazer isso de maneira que continue engajante, sem perder a vibe mais tranquila que quer trazer.

Sticky Business

Considere o medidor de tempo no canto inferior esquerdo da tela. E claro, goblin agiota de óculos escuros.

Sobre a criação dos adesivos, você deve estar se perguntando como criá-los se você não sabe desenhar ou se você não tem uma mesa digitalizadora, mas não se preocupe: os adesivos são criados a partir de várias imagens-base diferentes. Na imagem acima, você vê que é possível escolher algumas palavras distintas, mas cada um dos símbolos à direita representa uma categoria de imagens própria, e aquela categoria vai ter mais uma gama de coisas pra você escolher. Junte o que você acha que combina ao espaço na esquerda, ajuste o tamanho, a cor, a cor de fundo, a posição e até o tipo de papel, como você quiser, e parabéns, você criou um adesivo novo!

De novo na imagem acima: juntei o fundo daquelas “bolhas de fala” de quadrinhos com um goblin, óculos escuros e a palavra “cool” em cima – tudo isso com as imagens disponíveis no jogo, dando uma sensação similar a terminar um desenho, mas com menos trabalho e frustração, e caso você esteja se sentindo especialmente com orgulho, você pode até salvar o adesivo como uma imagem em seu computador!

Tem um limite pra quantos adesivos você pode criar, mas é pra isso que a loja de upgrades está ali! Com essa opção, você pode comprar tudo pra fazer a loja dos seus sonhos realidade, desde o começo do jogo: todas as melhorias disponíveis estão lá desde a primeira vez que você abre Sticky Business, e podem custar dinheiro ou experiência (dada a você por quanto uma mesma base de adesivo é usada ou pedida), demonstrada na forma de corações. A única exceção ao caso são as melhorias relacionadas à quantidade máxima de modelos de adesivos que você pode criar, que são desbloqueadas em pequenos “pacotes” que ficam cada vez mais caros. Vale a pena lembrar que imprimir as folhas de adesivos custam dinheiro, então sempre é bom manter em mente quanto dinheiro você gasta.

Falando nas folhas de adesivo, vamos dar um toque nessa parte: os adesivos que você cria precisam ser colocados em uma folha quando impressos – folha esta, inclusive, que você pode escolher de que tipo é, desde papel branco normal até papéis holográficos de diferentes padrões, e a disposição desses adesivos é feita por você. Escolhido o tipo de folha, é hora de arrastar os adesivos para a folha, e rezar para caber a maior quantidade possível. Quando você cria os adesivos, cada adesivo te dá mais dinheiro dependendo de quão grande ele for e do que tiver nele, mas quanto maior o adesivo, menos dele vai caber em uma só folha. Se você clicar em cima de um dos adesivos, ele vai diretamente pra folha em uma posição e espaçamento padronizados, o que pode facilitar muito na hora de imprimir adesivos com um formato mais simples, mas como a grande maioria dos adesivos tende a ter formas diferentes, essa opção pode acabar não valendo muito a pena. Mas aí que está o detalhe: com a possibilidade de colocar os adesivos onde você quiser arrastando o mouse, você tem a chance de pacientemente encaixar os adesivos do jeito que você quiser, e se você tiver criatividade suficiente, isso pode acabar dando espaço para ainda mais adesivos. Essa parte do jogo é quase como reorganizar seu inventário em Resident Evil 4, algo do qual também sou muito fã, e é muito bom ver esse tipo de mecânica voltando em jogos mais relaxantes.

Sticky Business

Comparação: À esquerda, a organização automática. À direita, a minha organização depois de arrumar a automática! Extremamente realista, me sinto na gráfica discutindo com a pessoa que trabalha lá. Só falta expressar a dor de cabeça que é cortar os adesivos individualmente…

Quando as folhas de adesivos estão prontas, o jogo elimina a pior parte para a sua conveniência: todos os adesivos estão devidamente, individualmente e perfeitamente cortados em seu formato, e você não teve que passar algumas horas deixando seus dedos vermelhos cortando um milhão de adesivos enquanto você tenta não enlouquecer ouvindo a sua playlist de lo-fi! E falando em lo-fi, a trilha sonora do jogo segue bem nesse mesmo ritmo, algo bem relaxante pra servir de fundo enquanto você faz o seu trabalho. São melodias bem agradáveis e fáceis de cantarolar, o que é sempre algo positivo, e condiz perfeitamente com a sensação que o jogo quer passar, mas o problema é: o jogo só tem uma música. Eles reduzem alguns instrumentos ou põem efeitos de acordo com qual parte do jogo você está acessando, mas a melodia é sempre a mesma, e por mais que seja agradável o suficiente para não se tornar tão problemática (especialmente visto que o jogo não parece querer que você jogue por horas a fio), ter uma variedade maior de músicas, mesmo que elas eventualmente se repetissem, seria mais interessante. Algo como uma playlist mesmo, entende?

O próximo passo é empacotar todos os pedidos daquele dia. Os pedidos aparecem em formato de mensagens de texto, e cada pessoa vai te pedir um número de um certo modelo de adesivo, é só clicar neles ou arrastá-los para a caixa, e você ainda pode arrumar a caixa com as decorações que quiser: uma folha da cor ou padrão que você quiser para o fundo da caixa e papéis picados servindo como forro. Esses detalhes extras inicialmente são bem limitados, mas você pode comprar diferentes tipos de customização das caixas na loja de melhorias do jogo. Não é nada que vá te dar benefícios práticos, mas são como as diferentes roupas de Super Mario Odyssey, uma customização estética a mais que, na minha opinião, sempre vale a pena.

Além dos adesivos, você também pode comprar pequenos doces e outras guloseimas pra dar como presente aos seus clientes, algo que te dá uma porcentagem de bônus em suas vendas e experiência, além de um bônus de agradecimento aos seus clientes fiéis. Ao terminar de empacotar, basta voltar ao menu principal e clicar na caixa de correio para enviar os pedidos, e voilá, seu pagamento será depositado no próximo dia!

Lembra que comentei que Sticky Business não tinha narrativa? Bom, na verdade ele tem algo similar a isso: com o passar do tempo, você vai perceber que certos clientes vão continuar voltando para sua loja, e eles vão sempre mandar textos maiores em seus pedidos, compartilhando um pouquinho de suas vidas. Quanto mais o tempo passa, mais você consegue encontrar mais clientes fiéis e pouco a pouco eles vão mandando mais atualizações sobre o que estão fazendo, dando algumas mini-histórias para você acompanhar enquanto joga. É um detalhe muito bem-vindo e que transmite muito bem o sentimento de conforto que o jogo quer passar – É aquele sentimento de ter aquele calorzinho confortável no peito enquanto você vê uma história se desenrolar, ter um final feliz e os clientes sendo felizes.

Sticky Business

Carla só precisava de um empurrãozinho pra continuar fazendo o que gosta.

Quando você chega ao final da história de um cliente, ele vai mandar uma mensagem especial: no menu principal, ao lado da caixa de correio, tem um botão onde o jogo mostra as mensagens que seus clientes fiéis mandam, e ao final da história daquele cliente, ele vai mandar uma foto especial de como sua vida está agora, ou de como ele está se sentindo. Todas são histórias bem relacionáveis, como um pai preocupado com o filho desde o falecimento de sua mãe, ou de uma moça que se sente presa no trabalho que ela faz. Leva um tempo, mas todas as histórias foram feitas para acabarem com um final feliz e confortável, de acordo com a vibe do jogo, e é satisfatório ver uma história chegar ao fim aos olhos de uma terceira pessoa que, de um jeito ou de outro, teve um pouquinho de influência em fazer aquela situação melhorar.

A caixa de mensagens de clientes fiéis também tem vários clientes ainda desconhecidos abaixo dos conhecidos, e em alguns casos, você pode abaixo do nome deles coisas das quais eles gostam, seja astrologia, videogames, dinossauros ou qualquer outra coisa, tudo isso é uma dica para que você crie um adesivo novo centrado naquele tema. Se você fizer isso, alguns dias depois que o adesivo for publicado, a pessoa entrará em contato com você, pedindo alguns daqueles adesivos, e a história dela começará a se desenrolar. É um sistema simples, mas que dá mais incentivos ao jogador além de criar adesivos aleatoriamente, e que funciona muito bem para o clima descontraído de Sticky Business. Com algumas melhorias, alguns adesivos novos e um pouco de organização, você terá visto todas as histórias que o jogo tem a oferecer em algumas horas.

A esse ponto, você já deve ter decidido se Sticky Business parece o tipo de jogo que você gostaria de jogar ou não, e esse é um dos pontos principais quando se trata de recomendar ou não o jogo: o que você vê é o que você vai receber. Sticky Business não tem maiores surpresas ou grandes reviravoltas, e é um jogo cuja durabilidade vai depender muito do quanto você está investido em continuar produzindo, então a duração do jogo vai variar muito de pessoa para pessoa.

Pessoalmente, considero Sticky Business como um ótimo jogo para descontração depois de um dia cheio, ou algo para jogar enquanto você está em uma pausa, ou até de repente algo para se jogar enquanto você toma seu café-da-manhã, e esses são jogos que valorizo muito – Stardew Valley, Cozy Grove, Spiritfairer, ou Animal Crossing, todos são jogos que caem nesse mesmo clima, e tudo vai variar de acordo com o quanto você gosta desses jogos. Pessoalmente, tenho mais de 600 horas em Animal Crossing, e enquanto não acho que Sticky Business vai chegar a esse nível, vejo que o jogo tem potencial para rapidamente consumir algumas horas enquanto você joga em momentos para relaxar.

Algumas melhorias seriam bem-vindas, como a habilidade de colocar alguns atalhos no teclado para ajudar na navegação (algo similar a Potion Craft, se você já tiver jogado), algumas músicas diferentes, como mencionado antes, e, se eu puder pedir muito, um lançamento também em consoles, mas do jeito que está, ainda é uma experiência divertida e relaxante – e por um preço agradável – que vale a pena ao menos colocar em sua lista de desejos se parece te apetecer.

Sticky Business é um jogo simples, curto e relaxante - é um dos casos que você consegue ver de cara se o jogo te interessa ou não, e apesar de isso dar um apelo um pouco limitado, é um jogo que vale a pena conferir se você estiver a fim de algo relaxante pra jogar no fim do dia ou enquanto toma um café ou chá. A jogabilidade é simples, mas tem envolvimento suficiente pra te prender por algumas horas, e os visuais com certeza farão dessas horas uma estadia agradável.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm