Síntese: The Master's Pupil - Neo Fusion

The Master's Pupil

1 de agosto de 2023
Por Luci Lago
Testamos a versão de Switch a partir de código cedido pelo desenvolvedor.

The Master’s Pupil é um jogo indie de puzzle que se passa dentro do globo ocular do pintor impressionista, Claude Monet, onde o seu objetivo é resolver quebra-cabeças enquanto conhece um pouco sobre a vida e obra do artista.

O principal atrativo de The Master’s Pupil é sua arte. O jogo, desenvolvido majoritariamente por uma pessoa ao longo de 7 anos, foi inteiramente pintado a mão com tinta e papel. O desenvolvedor se inspira no estilo artístico de Monet em diferentes épocas de sua vida, e a cada fase dá pra perceber diferenças sutis nas técnicas de pintura utilizadas. Além disso, nas primeiras fases vemos obras do início da carreira do artista e, conforme avançamos, vamos vendo sua evolução técnica.

É uma experiência bem contemplativa e é sempre bom parar para apreciar as pinturas que vão aparecendo ao longo das fases, além de todos os cenários, que utilizam muito da sobreposição para criar um efeito de grandeza e profundidade.

No entanto, The Master’s Pupil não se trata de um walking simulator em que você apenas anda e aprecia cenários e obras de arte. É, também, um jogo de puzzle, claramente inspirado por clássicos como Braid.

Os puzzles, em sua maioria, são bem simples e fáceis. Caso você seja um fã do gênero e venha aqui buscando um desafio, talvez se decepcione. No entanto, apesar de simples, os quebra cabeças não são rasos. O game design definitivamente não é o mais profundo do mundo, mas é interessante e criativo o suficiente para te prender e engajar na jornada contemplativa proposta.

Em alguns momentos fica claro que faltou polimento em uma ou outra parte, onde muitas vezes parece ter um elemento sobrando no cenário que pode te confundir, ou até mesmo soluções que parecem ser contra intuitivas. No entanto, são problemas pequenos e bem compreensíveis para jogos com esse escopo.

Um problema maior, que parece algo fácil de resolver em futuras atualizações, é o sistema de checkpoints. É comum que você fique preso em algum lugar, ou faça algo que torne o puzzle impossível de resolver sem recomeçar. Também é possível morrer, caindo de algum lugar ou entrando em contato com monstros e outras coisas perigosas. Quando você se encontra em um estado de falha, é necessário voltar ao início do puzzle, desfazendo todo o seu progresso.

Esse problema não me incomodou tanto assim no início, pois é relativamente fácil refazer o seu progresso quando já se sabe a resolução dos problemas. No entanto, a partir da reta final os desafios vão ficando maiores, mais complexos e, também mais divertidos. Gosto muito do design dos puzzles na reta final onde eles de fato me fizeram quebrar a cabeça para achar as soluções. O problema é que justamente por serem maiores e mais complexos, o sistema de checkpoint punitivo começa a incomodar mais, já que a falha agora te obriga a refazer longas sequências, tornando a reta final um pouco frustrante.

The Master’s Pupil é uma experiência relaxante, divertida e muito interessante para aqueles que se interessam por arte, impressionismo e a obra de Monet. Talvez o jogo possa parecer simples demais para aqueles que gostam de puzzles mais profundos, ao mesmo tempo é muito acessível para aqueles que não tem familiaridade com o gênero mas se interessaram pela parte visual e a proposta.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm