Síntese: Venba - Neo Fusion

Venba

7 de agosto de 2023

Mudar para um novo país nunca é um processo simples. Mesmo que tudo ocorra bem e conforme o esperado, é uma mudança completa na vida. Perdemos a proximidade de nossos amigos e familiares e deixamos para trás diversos elementos culturais que nem percebíamos antes.

O recém-lançado Venba trata justamente dessa transição cultural. Acompanhamos Venba e seu marido Paavalan, que nos anos ’80 deixaram Tamil Nadu, no sul da Índia, para buscar uma nova e melhor vida em Toronto, Canadá. Após alguns anos sem nenhum dos dois engrenar num bom emprego, cogitam o retorno à terra-natal mas, con Venba grávida, decidem permanecer no Canadá para oferecer o melhor possível ao filho Kavin.

Uma forma de manter sua cultura de origem viva é através da alimentação, que Venba tenta passar para Kavin. O livro de receitas de sua mãe, manchado e rasgado, traz consigo os sabores da Índia; nós como jogadores devemos decifrar aspectos do livro para acertar as receitas. Os desafios variam um pouco, mas não são nada muito complicados.

Em termos de jogabilidade, é só isso. O cerne do jogo está na história, que é contada como uma história de quadrinhos interativa. Arte, roteiro e trilha sonora são todos agradáveis e cativantes, e após uma ou duas horas já chegamos à conclusão da história. Achei particularmente legal a sutil decisão de mostrar o idioma real de um diálogo através da cor do texto.

Confesso que certos momentos foram bastante emocionantes e molharam meus olhos. São aqueles que conversam com a minha história e outras que vi de perto. Quando Kavin prefere falar em inglês em casa do que tamil, lembrei de um amigo de infância que, criado nos EUA, não conseguia conversar com a mãe em português. E quando Venba desenterra o livro de receitas para cozinhar um prato típico, vieram memórias das minhas tias enviando fotos de receitas manuscritas da minha avó para eu tentar replicar. Mesmo escrevendo este texto essas emoções permanecem.

A breve narrativa do jogo demonstra-se extremamente contemporânea, conversando com dilemas vividos frequentemente por imigrantes e seus filhos. Ao mesmo tempo, é sempre legal ver um jogo independente dando destaque a questões culturais que saem do eixo EUA/Japão. Venba está disponível para PC, Switch, PS5, Xbox One e Xbox Series, também através do Xbox Game Pass.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm