O recente mod myhouse.wad me deixou na vontade de um “boomer shooter” a la Doom, e pensei que talvez fosse a hora de conferir o Doom II original ou o recém-sombra-caído remaster de Quake 2, ambos graciosamente disponíveis pelo Game Pass.
Mas quando chegou a lista de jogos saindo do serviço em setembro, percebi que era hora de encarar Prodeus. Lançado um ano atrás, trata-se de uma leitura retro-moderna do gênero, incluindo diversos aspectos que se assemelham com Doom clássico e Doom moderno simultaneamente.
A primeira coisa que você vai notar ao iniciar a campanha é a estranha escolha estética do filtro gráfico, que exibe uma resolução de 360p. O jogo não está realmente rodando a 360p, mas a ilusão pode ajudar alguns a reviver a nostalgia dos anos ’90. Eu apreciei a opção por alguns minutos, mas rapidamente a desativei e continuei a jogar na resolução completa. Similarmente, há algumas outras opções gráficas que intencionalmente “pioram” a qualidade pelo mérito da nostalgia. Algumas funcionam melhores que outras.
Já o jogo em si satisfaz uma coceira que tenho desde que joguei Doom Eternal: um shooter veloz e agressivo com uma dose de exploração entre os combates. As armas e inimigos são geralmente muito familiares àqueles que conhecem a série da Id, mas não tão iguais ao ponto se serem chatos ou previsíveis. Aqui serve a máxima de que qualquer arma pode ser usada em qualquer situação, mas há sim momentos ideais para trocar entre elas.
Com uma boa dose de colecionáveis e poucos dias até o jogo sair do Game Pass, não tive tempo de rejogar fases para explorá-las completamente. Os itens escondidos nos permitem comprar novas armas e até habilidades como o dash e pulo duplo, mas essa estrutura também significa que essas melhorias podem vir um pouco tarde demais se o jogador não entender o que procurar desde o início.
As vinte e poucas fases podem ser completadas em cerca de 10 horas se o jogador não for extremamente meticuloso (ou tiver um pouco de pressa), e é um belo entretenimento de fim de semana.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm