Síntese: Gal Guardians: Demon Purge - Neo Fusion

Gal Guardians: Demon Purge

21 de novembro de 2023

Gal Guardians: Demon Purge foi um dos jogos que experimentei na Steam Next Fest de fevereiro, e me chamou a atenção em grande parte por ser um jogo que praticamente grita: “sou um metroidvania”. Só fui descobrir depois que trata-se de um spin-off da série Gal⭑Gun, que é um on-rail shooter protagonizado por garotas de anime. E agora, alguns meses após o lançamento do título, pude jogá-lo em sua integridade.

Imediatamente me interessei pela mecânica central do jogo, que nos coloca no controle de duas irmãs caçadoras de demônios, uma especializada em espadas e a outra em armas de fogo. Normalmente, essa mecânica se resume a um botão que nos permite alternar entre elas quase instantaneamente. Dessa forma, fica a critério do jogador decidir quando usar golpes de curto alcance mais poderosos, ou metralhar os inimigos a uma distância mais segura.

O legal é que também podemos jogar em co-op, com dois jogadores controlando cada irmã, e foi assim que o fiz. É uma dinâmica interessante porque existem diversas situações onde uma personagem é claramente mais vantajoso que outro, então os jogadores devem se comunicar para decidir quem é mais apto em cada momento. Mas, considerando esses limites, um jogador sempre terá vontade de experimentar a personagem do outro… Talvez incentivando uma segunda rodada pela campanha. Ainda assim a jornada é sucinta o suficiente para ter sido feita em uma domingueira.

Curiosamente, apesar da estética claramente derivada da escola Symphony of the Night, Gal Guardians não é um metroidvania, se assemelhando mais à estrutura dos Castlevanias antigos (ou, se preferir, Bloodstained: Curse of the Moon). É uma aventura linear avançando por um castelo cheio de demônios. Ainda há novos poderes que são adquiridos ao derrotar chefes que podem abrir caminhos, mas a estrutura do castelo não é labiríntica e nem temos acesso a uma tela de mapa.

Com sete fases de desafio moderado, não leva muito tempo para chegar ao topo do castelo, mas logo em seguida inicia-se uma nova missão que nos faz percorrer a maioria das fases anteriores de novo. É uma forma artificial de extender a duração do jogo, mas ao mesmo tempo nos incentiva a explorar fases anteriores com novos poderes e mais velocidade. Em alguns casos as próprias fases também mudam bastante.

Em paralelo, há alguns colecionáveis um tanto quanto… pervertidos… que complementam a exploração das fases. Coletar um certo conjunto deles é necessário para enfrentar a chefe final, enquanto outro conjunto providencia grandes benefícios ao jogador na batalha.

Parece que na tradução em inglês o nível de perversão é um pouco atenuado, mas conhecendo alguns clichês de anime dá para saber algumas das intenções. É um tanto estranho, mas ao mesmo tempo engraçado. Não sei. O jogo faz um bom trabalho em empoderar as meninas que o protagonizam, mas não deixa de objetificá-las, mesmo que isso seja feito de forma cômica e auto-referencial.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm