Análise: Snufkin: Melodia do Vale dos Moonmins - Neo Fusion
Análise
Snufkin:
Melodia do Vale dos Moonmins
19 de março de 2024

Você pode nunca ter ouvido falar de Moonmin. De fato, o personagem nunca foi muito conhecido no Brasil. Criação da quadrinista finlandesa Tove Jansson, Moonmin é uma presença no imaginário popular dos países do norte e leste europeu, mas também encontrou sucesso décadas atrás no Japão, onde o mascote encontrou uma nova vida com um anime. Não sei dizer se os quadrinhos e desenhos animados de Moonmin ainda são conhecidos pelas crianças europeias e japonesas, mas com certeza ainda é fácil de encontrar uma infinitude de suas pelúcias em lojas de souvenirs em Helsinki.

Este novo jogo, Snufkin: Melody of Moonminvalley é uma nova aventura no universo Moonmin, capturando o estilo e as personalidades já familiares para quem conhece a obra. É no estilo point-and-click adventure, carismático e compacto, perfeito para um público infantil. Desenvolvido por um estúdio norueguês, baseado em uma obra finlandesa de língua sueca, o título é uma amálgama de cultura nórdica.

Acompanhamos Snufkin, o protagonista humano da série, que após um período afastado, retorna ao vale dos Moonmins (o tal Moonminvalley) para encontrar seu melhor amigo, o Moonmintroll. Porém, Moonmintroll foi capturado pelo guarda florestal, que deseja transformar o vale em um lindo e organizado parque.

Aí entra uma virada que eu não estava esperando: apesar da estética fofinha de toda a obra, a narrativa contém uma mensagem antipolicial e ecoterrorista. Admito que é um pouco estranho destruir parques ao invés de algo mais obviamente impactante como fábricas, mas o objetivo realmente parece ser preservação completa. De acordo com minhas investigações, isso também é coerente com a obra original.

Para progredir na história, devemos acabar com os parques construídos pelos policiais e restaurar a flora e fauna original do vale. Fazemos isso usando instrumentos musicais para interagir com o ambiente e algumas leves mecânicas de stealth para despistar os guardas. A maior parte do jogo é mais relaxada do que isso: vamos fazendo tarefas secundárias  pelo caminho, ajudando outros personagens, mas só uma delas fornece uma recompensa realmente útil (e quando peguei já estava quase terminando o jogo).

Não tem muito mais complexidade na jogabilidade além disso. Como eu disse, é um título bastante voltado ao público infantil. Para um adulto, a sensação foi de assistir um bom episódio de um desenho animado, divertido de forma nostálgica, mas nada que exigiu de mim.

Vale notar mais alguns detalhes: o primeiro é que o jogo conta com uma ótima tradução para português brasileiro, sendo uma boa introdução ao mundo e personagens. A outra coisa, que não é boa notícia, é que a versão de Nintendo Switch roda mal em diversos momentos. Apesar da simplicidade gráfica, notei diversas quedas de framerate que deixavam o jogo lento e ruim de controlar.

Snufkin: Melodia do Vale dos Moonmin é uma simpática aventura pelo mundo de Tove Jansson, servindo um propósito nostálgico para quem acompanhava a série antigamente, ou como introdução para uma nova geração. É uma ótima pedida para crianças, com aquela sensação de aventura em desenho animado.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm