Depois de sobreviver ao Stand-Up Paulista, às marcas usando memes nas redes sociais e a toda sorte de suposto humor ao longo de anos, é natural irmos criando uma casca com as coisas. O que antes gerava constrangimento (não o do bom tipo), hoje no máximo leva a uma belíssima virada de olhos (não a do bom tipo); algo razoavelmente benéfico na falta de dinheiro pra pagar terapia, há de se tentar entender nossa cabeça de alguma forma e olhar de dentro até não é má ideia.
Passada a expressão inerte, apenas seguimos a vida. Uma piada de tiozão, um post #HumorPiadas, aquele “humorzinho” Marvel em algum filme, série ou videogame, o novo filme do Hassum na Netflix, os gracejos de um chefe ou superior, as correntes de zap, virais de tiktok. O mundo está rindo provavelmente de desespero, pois da graça não é possível que seja.
Funny Business, criado para a Global Game Jam 2024 de tema “Faça-me rir”, traz uma pequena experiência na qual passamos pelo treinamento para adentrar nas fileiras da companhia homônima. Para poder levar o bom entretenimento e o bom humor aos clientes, é preciso primeiro entender as bases de uma boa piada. Humor, afinal, é coisa séria.
Nosso superior nos guia pelos três aspectos fundamentais da palhaçadinha: tempo da piada (timing), conteúdo e fator surpresa! A partir de cada ponto vamos interagindo com o preparador (inclusive apertando o nariz ou tacando-lhe uma torta na cara), bem como com outros elementos que vamos recebendo conforme avançamos no treinamento.
Tanto o superior quanto quem está no outro lado da tela apenas segue inerte. Ao fim do jogo, seguimos a vida. Agora, entretanto, com alguma coisa para se refletir sobre o estado do humor e como ele é instrumentalizado, marketeado e vendido.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm