Na coluna Síntese, a equipe Fusion fornece seus rápidos pensamentos sobre um determinado jogo ou assunto.
A morte é para os vivos. Aos mortos, subindo às estrelas ou não, resta um destino irônico; no momento de encontro com a não-existência já não há a percepção. Aos vivos cabe lidar com a morte do outro. Nessa difícil tarefa, a proximidade entre floriculturas e cemitérios torna-se algo poético. Flores representam a vida. Em Eternal Home Floristry, seguimos alguns dias na vida de um assassino se recuperando na casa de um senhor, após quase morrer em um tiroteio.
Tal senhor é um florista em um futuro razoavelmente próximo no qual flores de verdade são raríssimas, e cada vez mais. Este senhor possui uma pequena horta com flores de verdade, as últimas da cidade. O trabalho dele foi, ao longo dos anos, vender arranjos para gente rica, geralmente um pessoal do mundo do crime.
Dentre as poucas flores restantes, temos 3 de cada tipo. Cada espécie representa alguma emoção: amor, vingança, mágoa, etc. Nosso papel, na pele do assassino em recuperação, é criar arranjos de flores para diferentes situações. Tais momentos nos são apresentados pelo senhor, figura tutora no difícil momento da vida do protagonista. Algumas situações trazem relações distantes das personagens, enquanto outras fazem parte de sua intimidade.
Um arranjo consiste em 3 flores, escolhidas dentre os 5 diferentes tipos. É possível criar algumas combinações e a partir delas a narrativa vai se desenvolvendo por esse ou aquele caminho. Esse tipo de proposta é bastante agradável: parte da intenção do jogador, mas não o dá escolhas propriamente ditas. Flores, seres vivos que são, têm a capacidade de influenciar o humor das pessoas. A partir dessa perspectiva, Eternal Home Floristry traz uma proposta temática e narrativa que considera a diferença entre intenção e gesto, quem dá e quem recebe.
A morte é para os vivos. A vida também, por mais difícil que isso seja.
Eternal Home Floristry é um título gratuito e pode ser baixado na página do itch.io da Deconstructeam.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm