Análise: Duck Detective: The Secret Salami - Neo Fusion
Análise
Duck Detective:
The Secret Salami
23 de maio de 2024

Quando seu almoço é misteriosamente roubado e substituído por salame, não há ninguém menos a chamar que Duck Detective — seu amigável detetive pato. Lidando com seu divórcio, o vício em farelo de pão e o custo do aluguel, o detetive está disposto a resolver qualquer crime para tentar botar sua vida em ordem.

Como o título indica, Duck Detective: The Secret Salami acompanha o titular detetive desvendando os mistérios por trás do sanduíche desaparecido e o salame que o substituiu na geladeira da empresa. Analisando pistas e coletando testemunhos, pouco a pouco descobrimos a verdade por trás de tudo.

Através das habilidades de dedução do Sr. Duck (as deducktions), podemos capturar muita informação sobre o caso apenas observando detalhes nas pessoas e objetos do ambiente. Mecanicamente, isso se traduz como uma série de palavras-chave que o jogador deve usar para preencher lacunas no bloco de anotações do pato. Quando completamos uma dedução, a narrativa avança e uma nova série de pistas estará disponível para descobrir.

Quase toda a história se desenvolve dentro do escritório da empresa de ônibus BearBus, que conta com diversos animais como funcionários. Trata-se de um jogo amigável para o público infantil, mas com um senso de humor que achei agradável para um público mais velho também. A dinâmica do escritório lembra muito de The Office, com personagens caricatos e arquétipos claros.

A personalidade do jogo carrega a obra. Mesmo sendo uma narrativa simples, como um episódio de desenho animado, o carisma presente me manteve curioso e engajado. Devo dar uma menção especial aos dubladores, que entregam falas absurdas com a seriedade que o enredo exige. O próprio pato tem toda a gravidade de um detetive noir, com uma forte camada cômica por cima.

A arte também funciona bem, apesar da incrível simplicidade. Com poucas animações, os personagens se movimentam como em Paper Mario, cada um recortado e posicionado por cima do cenário. Quando investigamos um personagem, é legal ver que cada um tem na verdade duas ilustrações: com a lupa, enxergamos uma versão mais detalhada e reveladora dele.

Porém, apesar de amigável, o jogo não é tão facilmente recomendável para crianças, principalmente porque (quando escrevi este texto) só está disponível em inglês. E mesmo para quem entende o idioma, pode ser necessário um domínio um pouco mais avançado para reconhecer algumas palavras mais difíceis e completar alguns raciocínios das deduções. O jogo oferece uma opção para receber dicas, mas elas realmente indicam apenas uma direção a se tomar, sem explicitar as conclusões.

A experiência me lembrou bastante de alguns jogos point-and-click da minha infância, mas também de Ace Attorney na forma em que o enredo se desenvolve. Porém, aqui temos um caso auto-contido que podemos terminar em umas 3 horas. Sinto que há espaço para mais casos neste patoverso e seria divertido ver as outras situações malucas em que o detetive se encontra.

Duck Detective: The Secret Salami é um divertido jogo de mistério e me parece agradável para jogadores de todas as idades. Porém, algumas barreiras linguísticas podem impedir crianças de aproveitarem completamente a obra. É uma boa introdução ao mundo e personagem do Duck Detective, mas sinto que há espaço para muito mais.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm