Na coluna Síntese, a equipe Fusion fornece seus rápidos pensamentos sobre um determinado jogo ou assunto.
Quando eu comecei a jogar Where the Water Tastes Like Wine, foi muito mais por curiosidade com o seu estilo artístico e pelas histórias que o jogo conta do que pelo gameplay, talvez por já imaginar que a jogabilidade seria a menor das minhas preocupações ao decorrer dele.
Where é um jogo com foco na narrativa onde você controla um andarilho amaldiçoado pelas terras dos EUA durante a época do Destino Manifesto. Você deve explorar todo o país para ir descobrindo histórias e encontrando pessoas, com o objetivo principal de conseguir que as pessoas encontradas na jornada se abram com você até onde elas podem. Para isso, você vai usando as histórias adquiridas como a moeda de troca – um personagem pode querer uma história engraçada para lhe contar uma parte de sua vida, então você escolhe entre as narrativas engraçadas que você adquiriu em sua jornada e espera o resultado.
A mecânica simples poderia muito bem enjoar fácil, mas os dezesseis personagens que encontramos durante a jornada são tão bem escritos que o jogo se torna uma jornada para os conhecer melhor. Eu cansei do jogo em seus primeiros vinte minutos, mas ao me forçar a jogar um pouco mais acabei encontrando Jimmy, um padre com fé abalada que viaja de igreja em igreja tentando encontrar motivação para continuar e fiquei fascinado. Comecei a procurar por Jimmy por todo o mapa e sempre que o encontrava me sentia realizado, esperando pela próxima parte de sua narrativa que iria descobrir.
Tal processo se repetiu com a maioria dos dezesseis personagens (cada um escrito por um autor diferente, por sinal) e tornou uma jogabilidade sem grandes atrativos em uma jornada inesquecível. Claro, talvez o jogo não seja para todos, mas para quem gosta de boas narrativas e do momento histórico dos Estados Unidos aqui retratado, Where the Water Tastes Like Wine é um prato cheio.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm