A proposta de jogos inspirados em Dark Souls é sempre algo que chama muito a atenção, principalmente dos jogadores mais ávidos a este estilo de jogo, todo e qualquer anúncio causa muita expectativa na comunidade.
Com Deathbound não foi diferente, ainda mais um jogo desenvolvido por uma equipe de brasileiros, desperta ainda mais ansiedade e muita curiosidade, desenvolvido pela Trailforge Studios e publicado pela Tate Multimedia, Deathbound traz diversas inspirações de Dark Souls e até a implementação de novas mecânicas de jogabilidade, diferenciando-se dentre outros tantos jogos com a mesma inspiração.
Primeiramente a história de Deathbound gira em torno de crenças, fé, igreja e ciência, cujo cenário de tudo isso é um mundo pós apocalíptico medieval e contemporâneo, onde em um certo momento a humanidade alcançou a imortalidade, porém sucumbiu por conta de alguns acontecimentos (não citarei, pois grande parte da história é bem melhor aproveitada quando se joga o game).
A narrativa é bem rica em apresentar a história de cada um de seus personagens controláveis, além da apresentação do mundo onde tudo ocorre, dito isso é possível controlar, alternando entre 4 personagens diferentes, essa troca de personagens chama-se sinergia e ela poderá acontecer durante as batalhas contra qualquer inimigo, quanto maior a sinergia entre personagens, mais forte seus ataques serão, e isso é determinado de acordo com que o jogador faz as combinações no menu.
Pode parecer um pouco confuso de entender essa mecânica de jogabilidade, mas basicamente funciona da seguinte maneira: durante um golpe com um personagem, ao apertar o comando de sinergia, o personagem atrelado aquele que o jogador determinou irá executar um ataque ágil e forte contra o inimigo, porém para funcionar é preciso que a barra de sync esteja cheia, portanto não é uma mecânica que pode ser utilizada o tempo todo.
Também é possível alternar entre quatro personagens que estiverem atrelados a roda de personagens para batalha, criando um dinamismo muito bom para as batalhas, uma vez que cada personagem possui um estilo de luta diferente, sendo eles paladino, mago, corpo a corpo média distância e maior agilidade, então o ponto alto do jogo é saber alterná-los de forma que a facilite pelo menos um pouquinho durante as batalhas.
Há uma extensa árvore de habilidades em que o jogador terá de subir de nível, inclusive todo aspecto que for aumentado, serve para todos os personagens do grupo e assim como em todo e qualquer jogo baseado em Dark Souls, para subir de nível só é possível realizar nos pontos de checagem, chamado de Filactério, não são muitos, inclusive os pontos de checagem antes de qualquer luta de chefe da área, são distantes sendo bem chato toda vez recomeçar de uma parte distante e ter de passar correndo até chegar no chefe novamente, acredito que o maior ponto negativo do jogo é esse.
Outro aspecto que adiciona mais uma dificuldade ao jogo é o fato de que a sua barra de estamina sobrepõe a sua barra de vida, ou seja, se o jogador sofrer dano, não só perde vida como também estamina
O desempenho do jogo não deixou a desejar em praticamente nada, durante as lutas mais desafiantes não ocorreu queda de frame, a única questão mais irritante é o fato de que alguns inimigos ficam em locais muito apertados, e por vezes a espada travava na parede mesmo acertando o inimigo o dano não contava, porém acredito que seja um erro mais técnico que possa ser corrigido com o tempo e alguns atualizações, outro detalhe é que a tradução de alguns itens tem algumas palavras em inglês, mas novamente ressalto que é algo que poderá corrigido com o lançamento do game, e mesmo com esses erros não afeta na compreensão da descrição do item.
Jamais poderia deixar de citar o maior destaque de Deathbound, um dos personagens capoeiristas que além de ter golpes fantásticos, possui uma história maravilhosa dentro do jogo.
Are you familiar with Capoeira? In #Deathbound, one of the fallen warriors can decimate enemies without relying on weapons or magic…#SoulsLike #DarkFantasy #ActionRPG #IndieGame pic.twitter.com/m5YIbSVpd2
— Deathbound ❖ Coming August 8th! (@deathboundgame) November 30, 2023
Deathbound chega para PC, Playstation 5 e Xbox Series no dia 08 de Agosto de 2024 e está totalmente legendado em português brasileiro, possui demo jogável nessas plataformas e valem muito a pena ser conferido.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm