Análise: Vampire Survivors - Neo Fusion
Análise
Vampire Survivors
18 de setembro de 2024
Analisamos Vampire Survivors no PlayStation 5 usando um código fornecido pela Poncle

Desenvolvido pelo pequeno estúdio Poncle, Vampire Survivors é aquele tipo de jogo que tecnicamente não é surpreendente, mas que conquista o público com uma fórmula certeira. Ele apresenta uma série de caçadores de vampiros com equipamentos variados, cujo único objetivo é sobreviver durante 30 minutos a hordas de inimigos.

A partir dessa premissa, a empresa oferece um jogo com elementos estratégicos surpreendentemente profundos e viciantes. Não à toa, antes de ele estrear no PlayStation 5 no dia 29 de agosto, eu já o havia terminado no PC (via Steam e via Xbox Store) e no Nintendo Switch — e mesmo isso não fez uma nova visita a ele se tornar enjoativa.

Vampire Survivors envolve de maneiras surpreendentes

Embora a premissa do jogo seja simples, a maneira como ele a executa é surpreendente. Em um primeiro momento, seu principal trabalho vai ser conseguir sobreviver o tempo necessário para chegar aos 30 minutos. Isso não é muito fácil, especialmente dado o fato de que as ondas de inimigos crescem rapidamente em dificuldade e logo se mostram insustentáveis de gerenciar.

Nas primeiras partidas, seu foco vai ser em ganhar dinheiro para ir desbloqueando upgrades que vão fazer seus personagens sobreviverem durante mais tempo. Logo depois, você começa a desbloquear novas figuras selecionáveis, e não demora muito tempo até que a descoberta de que há equipamentos que funcionam em combinações específicas existem.

Em seguida, você vai descobrir que Vampire Survivors esconde vários artefatos secretos em suas fases, bem como novos caçadores em caixões. Além disso, há segredos bem escondidos em alguns cenários, e os conteúdos de DLC começam a mudar sua percepção do que é preciso fazer para sobreviver.

Depois de algumas horas de jogo, chegar ao final dos 30 minutos se torna fácil, mas ainda há muito a explorar dentro da aventura. Você se pega escolhendo novos personagens de maneira natural, bem como juntando itens específicos para vencer a barreira do tempo e matar a própria Morte que surge inicialmente como um destino inevitável.

Quando você mal percebe, já passou algumas dezenas de horas buscando por novas armas e conquistas, já recomendou o jogo para diversos amigos e está pensando qual nova versão de Vampire Survivors deve comprar. Tudo isso sustentado por um sistema de combates bem interessante e que faz o jogador se sentir realmente recompensado por matar hordas gigantescas de monstros.

A cereja no topo do bolo é o fato de que, mesmo sendo um sucesso absoluto, o jogo continua custando um valor bastante acessível. Na PSN nacional, ele chegou por somente R$ 13,50, e por menos de R$ 30 adicionais é possível comprar todos os seus quatro DLCs, que realmente valem o preço cobrado pela desenvolvedora.

Vampire Survivors é um jogo ao mesmo tempo acessível e complexo que, a partir de um conceito central forte, consegue conquistar e envolver o jogador. Caso você não conheça o jogo, só ficam dois avisos: ele é viciante. E até o momento, ainda não há nenhum vampiro em meio a seus inimigos.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm