Síntese: Funko Fusion - Neo Fusion

Funko Fusion

1 de outubro de 2024
Jogamos Funko Fusion com uma chave fornecida pela desenvolvedora 1010 Games.

Funko Fusion foi apresentado no ano de 2023, com uma certa empolgação devido a sua proposta ser parecida com os tradicionais jogos LEGO, uma vez que o estúdio responsável, a 10:10 Games é formado por ex-membros da Traveller’s Tales que durante anos foi responsável por alguns jogos da franquia.

Funko Fusion portanto seria o primeiro jogo da famosa série colecionável de bonecos cabeçudos, o que de certa forma renderia muito conteúdo para o jogo, afinal muitas franquias famosas possuem seus bonecos confeccionados pela empresa, então o que poderia dar errado?

Ter um Universo tão vasto de possibilidades com tantas franquias, não foi o bastante para Funko Fusion, o jogo tem uma história fraca, onde basicamente é preciso salvar o mundo (alguns cenários de filmes famosos) do ataque do vilão Eddy, o mascote da franquia Funko Pop (quem?) que agora está domado pelo mal e está contaminando os demais funkos, em todo novo cenário é necessário destruir o mal que Eddy alastrou naquele mundo, e isso se repete incansavelmente.

A maneira como o jogo repete não só o que o jogador deve fazer a cada novo cenário é bem irritante, além de muitas vezes não guiar o jogador para que fique claro qual o próximo objetivo a ser feito, o level design nesse sentido é inexistente e por vários momentos a sensação é que nem a equipe sabia muito bem como fazer isso.

A diversidade de funkos jogáveis não é tão vasta como pareceu que o jogo iria proporcionar, muitos funkos é necessário desbloquear fazendo algumas missões paralelas super confusas e que no fim de tudo nem vale tanto a pena, pois muitos funkos não se diferenciam tanto no sentido de combate, são bem básicos e alguns são péssimos, provavelmente o jogador irá finalizar o game jogando com 4 funkos diferentes no máximo, porque para passar por algumas áreas é necessário algum poder específico, mas o jogo em si não utilizou de forma criativa a troca de personagens ou sequer soube diversificar para estimular o jogador a jogar com outros personagens, maioria faz a mesma coisa.

Nem o fator de jogar em mundos de franquias famosas como Jurassic World é o bastante para engajar, o jogo tenta utilizar de mecânicas conhecidas nos jogos do Lego, como a montagem de itens que irão ajudar o jogador a transpor barreiras e a avançar para o próximo cenário, como dito anteriormente, o jogo é confuso em segmentar os próximos passos, além das animações que estão mal direcionadas, muitas vezes o jogo entra em tela preta para passar alguma animação da história, ou até mesmo demora para iniciar a animação.

A otimização do game também é outro ponto que deixou muito a desejar, jogamos Funko Fusion em um Xbox Series X, e mesmo assim o game engasgou em algumas partes que tinha muitas coisas acontecendo na tela, inimigos ou tiroteio, nada a ponto de travar, mas chega a incomodar.

Infelizmente Funko Fusion apresenta uma proposta e tenta muito para entregar, porém faltou polimento na execução, um pouco mais de tempo de desenvolvimento talvez salvaria o jogo de mecânicas tão repetitivas e confusas, acredito que até mesmo o maior fã da franquia não ficaria feliz com o trabalho final e se frustraria muito caso esperasse algo parecido com os jogos da Lego.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm