Prévia: Ari Buktu and the Anytime Elevator - Grandeza De Pequenos Começos - Neo Fusion
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Ari Buktu and the Anytime Elevator - Grandeza De Pequenos Começos
14 de outubro de 2024
Testamos a demo via Steam do jogo por um código fornecido pela publisher!

Nesses últimos dias, fui convidado a experimentar um pouco de Ari Buktu and the Anytime Elevator pela Steam: Uma aventura de plataforma e quebra-cabeças 2D estrelando um protagonista ao estilo Marty McFly (De Volta Para o Futuro), e a breve demo me fez pensar um pouco – e então, cá estamos nós discutindo.

O jogo está em desenvolvimento pela Adventure Works, uma empresa de Miami conhecida por trabalhos em parques de diversão por empresas como a Disney – um pulo bem diferente para a carreira – e Ari Buktu é seu primeiro pé na indústria de jogos, mas definitivamente podemos ver que as influências de trabalhos passados ajudaram a moldar o pequeno teaser que ganhamos para o jogo completo. A história segue o titular Ari Buktu, um estudante de ensino médio com uma atitude bem Indiana Jones/Lara Croft/Nathan Drake enquanto ele se mete em confusões que seu amigo, o Professor Lionel, o coloca em meio às suas invenções mirabolantes – uma dinâmica bem Marty McFly e Doc Brown, para referenciar o começo do texto. Eles se veem no meio de um deserto do Egito, tendo viajado para o passado no também-titular Anytime Elevator, mais uma das invenções do Professor, e mesmo querendo ir para casa porque ele precisa ir pra escola e tem um encontro com sua namorada, Ari continua seguindo o Professor em uma aventura porque esse é o tipo de pessoa que ele é – o famoso personagem “metido com um coração de ouro”.

A semelhança a Doc Brown e Marty McFly é aparente, e intencional

Imediatamente, o que me chamou mais a atenção dos trailers e cenas iniciais foram os designs de personagem, algo que parecia vir de alguma versão de Rayman da antiga Ubisoft (ou até mesmo Connie and the Essence of Chaos), e em termos visuais a demo foi bem colorida, mesmo que constantemente amarelada – por conta dos cenários desérticos. A música é bem típica de filmes de aventura como Indiana Jones (sei que algumas composições de John Williams são lendárias, mas você provavelmente consegue entender o que quero dizer), e isso funciona muito bem, e achei a atuação de voz em geral agradável, apesar de questionar o roteiro algumas vezes: Acho que com roteiros envolvendo esse tipo de personagem que está sempre comentando sobre o que está acontecendo e tentando fazer piadas é fácil mirar no personagem “irritante mas agradável” como Homem-Aranha e acabar caindo atingindo “apenas irritante” como foi o caso em Yars Rising, mas apesar de alguns deslizes e de algumas piadas forçadas, na maioria das vezes não achei que Ari Buktu foi especialmente ruim, e algumas vezes legitimamente engraçado.

Os interiores de uma pirâmide – que segredos ela guarda?

Em termos de jogabilidade, Ari Buktu é um jogo de plataforma de rolagem lateral 2D onde você explora as ruínas de um templo no Egito antigo enquanto pula, corre, escala paredes ao estilo Uncharted e até usa um gancho para se pendurar, tudo com um fluxo bem rápido e animado, até mesmo na escalada – se você apertar o direcional na hora certa você consegue subir mais rápido, mantendo o fluxo dinâmico do jogo – e ocasionalmente coleta tesouros atrás de desafios de plataforma extras e resolve quebra-cabeças como empurrar blocos para abrir algumas portas. É um jogo bem focado em seus personagens, para fazer a comparação com Uncharted de novo, mas creio que a jogabilidade em si é divertida. Por conta dos controles responsivos e da rapidez com a qual tudo se dá, terminei a demo de mais ou menos 40 minutos sem perceber o tempo passar, e creio que existe bastante promessa de um jogo com o fluxo de um filme de aventura aos quais está querendo emular, e de certa forma, parece mesmo um filme ou até uma atração de parque de diversões – é rápido, divertido e energético, com direito a uma cena onde você está a bordo de um daqueles carrinhos/vagões de mineração, a la Donkey Kong Country (ou quem sabe a montanha russa de Indiana Jones em algum parque da Disney).

Você vai ter que empurrar alguns blocos, mas nada que te faça perder a cabeça.

Os desafios de plataforma e balanço não são muito difíceis, e o fluxo com certeza ajuda a diversão (apesar de mesmo assim achar as partes de escalada a mão um tanto excessivas), e os quebra-cabeças não são muitos, mas são interessantes – e não acho que você passaria tempo demais tentando resolvê-los. Se posso criticar algumas coisas, acho que algumas das animações faciais dos personagens ficam meio discordantes do que eles estão falando – as animações são basicamente a imagem da expressão do personagem sendo refletida no rosto deles e mudando frame a frame, quadro a quadro: imagine se você tirasse várias fotos do seu rosto e trocasse entre essas fotos para dar a impressão que você está falando, é basicamente assim, e talvez por uma gama limitada de expressões possíveis algumas falas ficaram um tanto “dissonantes” com o diálogo. Isso são detalhes mínimos comparado ao maior problema: A instabilidade. Durante os 40 e poucos minutos de jogo, Ari Buktu travou quatro vezes, me fazendo forçar a parada do jogo no Gerenciador de Tarefas. É até estranho porque quando o jogo funcionou, funcionou perfeitamente bem e rodou super liso no meu PC (que não é dos melhores PCs, tenho que admitir – consigo no máximo alguns jogos de PS3 rodando lisos, PS4 talvez: Resident Evil 2 tem que ser na qualidade mínima), mas fui parado essas quatro vezes em momentos distintos. Pelo menos o jogo salva frequentemente, mas ainda assim, é algo que deve ser chamado a atenção.

Tudo culmina em uma fuga a bordo dos vagões.

Mencionei que o jogo lembrava um pouco uma montanha-russa, mas não quero que isso soe como um “elogio falso” – Ari Buktu me fez pensar um pouco sobre essa mania que a internet meio que desenvolveu de taxar jogos ou filmes de ruins porque são simples, mas às vezes esse tipo de aventura ou narrativa é exatamente do que você precisa. Não é porque uma montanha-russa é algo “que você já viu mil vezes” ou que “acaba rápido” que não pode continuar sendo divertida, e creio que essa analogia funciona muito bem para o que Ari Buktu promete: Uma aventura com muita animação que não tenta ser mais do que ela quer ser – algo simples e familiar – e que dá algumas risadas, algumas horas de diversão e uma clássica história de filme de aventura. Só espero que tenhamos atenção e cuidado aos detalhes de performance mencionados antes, mas creio que se algo desse texto te interessou, é uma boa ideia ficar de olho em Ari Buktu and the Anytime Elevator – pode ser que tenhamos um sic parvis magna em nossas mãos.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm