Síntese: Lovely Planet 2: April Skies - Neo Fusion

Lovely Planet 2: April Skies

31 de março de 2020
Cópia digital da versão de Switch do jogo gentilmente cedida pela tinyBuild.

Tecnologias cada vez mais poderosas, capazes de criar cenários de guerra críveis e impressionantes, têm sido essenciais para o sucesso do gênero de tiro em primeiro pessoa — quase sempre pautado na cultura armamentista.  O recém-lançado Doom Eternal, apesar de livre de propostas militaristas, é uma fantasia de poder visceral e violenta que entrega uma experiência mecanicamente prazerosa por meio dos atos de pular e atirar. Uma vez ou outra, porém, estúdios decidem implementar essa dupla de ideias de formas mais “ingênuas”, intensificadas pela estética mais colorida e por mensagens positivas. Lovely Planet 2: April Skies, mais recente projeto do estúdio QuickTequila, é esse tipo de jogo e um bom exemplo quando o assunto é o distanciamento da violência enraizada no gênero de jogos de tiro.

Apesar de ser parte integral do loop de gameplay, ele não é um jogo de tiro propriamente dito. Evitar obstáculos nocivos, alcançar plataformas flutuantes e desviar dos projéteis inimigos são geralmente resultados de pulos bem executados, geralmente acompanhados de disparos coloridos que eliminam ameaças estáticas e transformam o mundo a nossa volta.

As cores são parte importante do jogo, servindo com referência para distinguirmos o que são elementos benignos/neutros e malignos. A cor vermelha, por exemplo, indica perigo. Densas poças atraídas por nossa presença, projéteis inimigos e esferas prestes a tocar o chão (e consequentemente reiniciar a fase no exato momento de sua queda) exigem rápida resposta de nossa parte para evitar que a fase seja reiniciada. Não há o que temer quando você falhar, já que uma próxima tentativa pode ser arriscada quase instantaneamente.

Os mundos do jogo apresentam leves diferenças entre si em termos de temática e progressão. À medida que avançamos, as fases se tornam mais frenéticas e desafiadoras — ainda mais quando o relógio não para. Quanto mais ágil for a conclusão da fase, melhor classificado o jogador ficará, recebendo notas de uma a três estrelas por seu desempenho. Atirar, porém, não é tão fácil: a ausência de um retículo ou auxílio de mira fazem falta para os menos habilidosos.

A trilha sonora é leve e passa uma sensação boa, quase como se estivéssemos participando de um programa de TV japonês orientado a crianças. É uma colagem de assets coloridos e de baixo orçamento, sem qualquer pretensão de ser levada a sério — que poderia até ser um nova entrada da série Katamari. Com todo seu carisma e charme audiovisual, Lovely Planet 2: April Skies é um jogo leve tanto em sensação quanto em requerimentos de hardware e preço. Uma boa escolha para sorrir em um tempo tão duvidoso e preocupante.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm