My Friend Pedro é a pura definição da palavra cool. É como se os tiroteios frenéticos de Fervura Máxima fossem transformados em elementos de gameplay cuja intenção maior é fazer você se sentir um sujeito durão. É como se Max Payne tivesse um filho com Katana Zero e, em vez de ter um personagem principal narrando os acontecimentos, você tivesse um amigo tagarela soltando comentários aleatórios no decorrer de cada fase. E esse amigo fosse uma banana chamada Pedro, claro, por que não?
A premissa é simples: você controla um personagem sem nome que acorda dentro de um prédio e começa a obedecer à tal banana, atirando em um sem-número de criminosos e deixando um banho de sangue por onde passa. Para isso, você conta com um arsenal crescente de armas que variam de simples pistolas a metralhadora com lança-granadas.
Quanto mais inimigos você conseguir matar no menor espaço de tempo, mais pontos acabará recebendo, o que, aliado à sua capacidade de esquivar das balas inimigas e realizar proezas estilosas — como jogar uma frigideira para o alto e disparar contra ela para que os tiros ricocheteiem e acertem os infelizes —, aumenta a nota recebida no fim de cada fase, no melhor estilo arcade.
Uma das mecânicas mais bem utilizadas pelo jogo é o bullet time, que desacelera o fluxo do tempo e torna as execuções de inimigos mais fáceis de serem realizadas, mas seu uso não é obrigatório e você pode correr doidamente pela fase (e provavelmente morrer). Tudo isso quer dizer que MFP, quando jogado com maestria, pode proporcionar algumas das performances mais elegantes por parte dos jogadores, como quando alguém joga Super Mario World e tenta terminar cada fase o mais rápido possível, matando todo mundo sem tomar um dano sequer. É um espetáculo à parte.
Embora a banana Pedro (?) adore fazer comentários no começo de cada fase ou em algumas situações aleatórias, o game não tem lá uma história muito interessante, o que não é exatamente um problema, porque a narrativa nunca interrompe a ação mais que o necessário. A regra aqui é se divertir correndo, pulando, atirando e promovendo o caos.
Por fim, My Friend Pedro é um jogo curto, podendo ser terminado em 4 ou 5 horas. Sua primeira metade é mais inspirada que a segunda em termos de level design e chefes, mas a soma de suas partes o torna um game nada menos que ótimo.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm