Primeiras impressões: Desperados 3 - Neo Fusion

Desperados 3

12 de junho de 2020
Cópia digital da versão de PC do jogo gentilmente cedida THQ Nordic.

Desperados 3 é um exercício constante de tentativa, erro, frustração e vitórias. Para cada momento em que você se sente alguém incapaz de passar por um desafio, há outro equivalente em que tudo faz sentido, as peças se encaixam e você monta uma estratégia perfeita. Que provavelmente vai falhar na primeira vez, mas que acaba se mostrando bem-sucedida após alguns ajustes na execução.

Desperados 3

Desenvolvido pela MIMIMI Games, que ganhou fama com Shadow Tactics: Blades of the Shogun, o game dá sequência a Cooper’s Revenge, lançado no distante ano de 2006. No entanto, os eventos que vemos acontecem antes daqueles vistos no primeiro jogo — o que pode ser um pouco confuso se você se atém somente ao 3 no título.

Na pele de John Cooper, o jogador encara uma jornada por redenção e vingança contra os responsáveis pela morte do pai do protagonista. Conforme a jornada progride, o jogador se une a quatro figuras — Doc McCoy, Kate, Hector e Isabelle —, cada uma contando com habilidades que ajudam a superar os quebra-cabeças e desafios que surgem.

Um puzzle game desafiador

Apesar de ser vendido como um jogo de estratégia em tempo real, Desperados 3 na verdade é um grande jogo de puzzles. Cada fase apresenta um desafio geral, que exige a execução de uma série de pequenos passos para ser finalizado. Em uma delas, por exemplo, seu objetivo é derrubar uma ponte. No entanto, antes disso, você vai ter que encontrar dinamite e eliminar os soldados que estão trabalhando na construção — e, depois disso, ainda há a tarefa de garantir um caminho seguro para o trem de fuga.

Desperados 3

Esses grandes desafios intimidam bastante em um primeiro momento, e o segredo para vencê-los é entender a forma compartimentalizada como o jogo se propõe a funcionar. Cada um deles é, na verdade, uma série de pequenos quebra-cabeças que o jogador precisa resolver aos poucos, e cada parte que “clica” acaba facilitando lidar com as demais.

Busque sua própria solução

Felizmente, isso não significa que há uma única solução ou meio de encarar os obstáculos que estão no caminho. Embora em geral Desperados 3 desencoraje um estilo de jogo pouco furtivo, isso não se mostra um limitador. Há sempre mais de uma solução para encarar os desafios, e são raras as vezes em que somente uma resposta está correta, o que torna bem legal trocar experiências de jogo com outras pessoas.

No exemplo da dinamite, por exemplo, foi oferecida a oportunidade de pegá-las em uma região de minas ou em um depósito próximo a um local de treino de tiro. Enquanto eu consegui o objetivo indo em direção ao depósito, outro jogador que teve acesso antecipado ao jogo e com quem conversei sobre achou mais fácil ir às minas — e em ambos os casos o jogo se adaptou a diferentes estratégias e funcionou muito bem.

Desperados 3

Com isso, aquele efeito de “droga, eu devia ter pensado nisso” quando alguém conta como fez para passar por um trecho é constante, incentivando a experimentação. Não que isso signifique que o game está imune a certos defeitos: táticas “manjadas” do gênero stealth, como assobiar para chamar a atenção de um inimigo e diminuir a densidade de um grupo, funcionam tão bem aqui quanto no passado.

Isso não quer dizer que Desperados 3 é um jogo fácil: seus erros — e eles vão ser constantes — cobram caro, e os personagens disponíveis são bem frágeis e suscetíveis a danos por disparos. Não à toa, uma das primeiras coisas que você aprende é a usar os botões de “Quick Save” e “Quick Load”: confie em mim, o uso deles vai ser muito mais constante do que o uso de armas de fogo em sua aventura.

Um jogo tenso e desafiador

Essa dinâmica de tentativa e erro constante acaba fazendo com que o jogo seja um tanto “tenso” e, particularmente, eu não o recomende para sessões longas para quem sofre de ansiedade ou questões do tipo. No entanto, isso não é algo necessariamente negativo: quando tudo “clica” e você chega no final da fase sem ser visto nenhuma vez e matando todos os alvos, a dose de prazer e recompensa é alta.

A própria MIMIMI sabe da versatilidade de seu jogo e propõe sempre uma série de desafios que rendem alguns selos especiais — como terminar uma fase sem matar ninguém, por exemplo. Eles sempre variam e, em alguns casos, são contraditórios: ou seja, você vai ter que jogar as fases mais de uma vez se quiser fazer 100%.

Desperados 3

Talvez o mais “desmotivador” desses seja sempre o desafio de speedrun. Quando você demora mais de 2 horas para fazer uma fase e é desafiado a terminá-la novamente em menos de 15 minutos sem salvar nenhuma vez, é difícil não se sentir um tanto incapaz. Felizmente, o jogo nunca trata isso sob esse ângulo: os desafios secundários são somente isso, secundários, e não influenciam em nada na experiência de quem deseja jogar de forma mais calma e reflexiva.

Ainda não cheguei ao final de Desperados 3, portanto deixo aqui apenas minhas primeiras impressões. No entanto, as 10 horas que já dediquei ao jogo são suficientes para recomendá-lo e dizer que os fãs dos títulos originais não vão sair decepcionados desse “revival”. Em breve deixo aqui um relato completo e vocês vão poder conferir a nota do Neo Fusion para o novo trabalho da MIMIMI Games.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm