A série da meia-gênia Shantae existe há quase 20 anos e já lançou 5 títulos em diversos dispositivos, consistindo em experiências de plataforma com elementos de metroidvania. Shantae: Risky’s Revenge, segundo jogo da série, chega dez anos depois de seu lançamento inédito para DSi em sua versão Director’s Cut para Switch e Xbox One.
O enredo se inicia em uma exposição anual de relíquias. Nela, uma lâmpada é exposta e, quando os personagens se perguntam a respeito de sua finalidade, a vilã Risky Boots e seus piratas surgem e roubam o objeto. Apesar de não conseguir impedi-la, a protagonista Shantae descobre que os três selos mágicos responsáveis por liberar o poder da lâmpada estão espalhados em diferentes locais daquele mundo. Ao longo da progressão, Shantae consegue alternar entrem três formas diferentes, as quais lhe garantem habilidades capazes de chegar a lugares antes inacessíveis. O interessante é como essas transformações ocorrem: segurando um botão, Shantae começa a dançar e, ao longo desse período, ela faz três movimentos — cada um deles resulta numa forma diferente assim que o botão para de ser segurado. Uma das transformações é a forma de macaco: ela permite que o jogador consiga escalar paredes para chegar em locais altos.
Risky’s Revenge é um metroidvania de curta duração. O jogador explora as regiões para adentrar nas dungeons onde estão os selos mágicos, e são os objetivos que norteiam a aventura da meia-gênia. O ponto inicial do mapa é a cidade, local onde Shantae pode interagir com NPCs e comprar itens e habilidades. Lançar uma bola de fogo, invocar uma nuvem de relâmpagos e uma esfera que circunda a personagem causando dano aos inimigos estão entre os poderes que podem ser adquiridos e aperfeiçoados. Conforme o jogador explora, Shantae adquire os itens “Magic Jam”, que auxiliam na compra dessas melhorias junto com as moedas que os inimigos deixam. Mesmo que o jogador ache útil apenas uma dessas habilidades, em alguns pontos o jogo exige o uso de outras para desbloquear algumas passagens.
Apesar das mecânicas presentes durante as transformações e os poderes comprados, a progressão de Risky’s Revenge envolve levar itens chaves de um lugar para o outro, cumprindo tarefas que NPCs pedem. Devido a isso, por mais que o escopo do jogo seja pequeno, há muitas idas e vindas; o backtracking não é tão bem feito como em outros metroidvanias, aliás, aqui é o ponto mais fraco da experiência. Risky’s Revenge, enquanto estrutura, é inconsistente. Há lugares que os inimigos surgem aos montes, lembrando jogos do NES como os clássicos das franquias Mega Man e Ninja Gaiden. Repetidamente o jogador derrota um e, se voltar com a câmera, surgem dois do nada, enquanto em outras áreas isso não ocorre
A distribuição de recompensas é confusa, e as dungeons são os trechos mais fáceis de Shantae repor sua vida e mana, destruindo vasos. O backtracking é prejudicado pela a aparição aleatória dos inimigos, onde não compensa derrotá-los e, mesmo assim, atrapalham. Ao longo da progressão, são inseridos inimigos mais fortes nos lugares que eram mais tranquilos, e soma-se a isso uma má distribuição de pontos de save e teletransporte.
Na versão original de Risky’s Revenge, em 2010, o mapa foi uma das maiores críticas nas análises, e dez anos depois continua confuso, sendo que jogos futuros da série adotaram o formato de quadradinhos comuns em metroidvanias, mais claros e concisos nas informações. Em termos de reformulação visual do título, as interfaces são as mudanças notáveis, mais na alta resolução de elementos dos menus. Os controles não foram bem adaptados ao passar do direcional do Nintendo DSi para o analógico, então foi bem comum durante minah jogatina andar e a Shantae se abaixar de repente devido ao mais sutil toque para baixo. Mais complicadas ainda eram situações de estar cercado por inimigos e haver uma dificuldade de alternar a direção dos ataques.
Shantae: Risky’s Revenge é um jogo com um visual pixel art agradável, mas que possui alguns problemas leves nos controles. Compensa como uma experiência curta de desafogo após um jogo mais pesado que você tenha jogado antes. Devido ao fato de ser lançado em 2010, foi um pouco decepcionante ao implementar características de metroidvania, pois já haviam sido lançados tanto os Castlevania do Game Boy Advance como do próprio Nintendo DS (além de Metroid Fusion e Zero Mission). Portanto, nesse sentido, já foi um título defasado no seu lançamento original e talvez sirva mais para de curiosidade para conhecer a série.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm